segunda-feira, maio 10, 2010

Por memória... para o futuro

Nunca tive qualquer habilidade (ou outra "qualidade" de semelhante jaez...) para ser relações públicas de mim mesmo. Julgo ter, até, uma alergia a essa "qualidade" de que alguns abusam.

No entanto, neste momento da economia portuguesa, ao serem-me lembradas coisas que disse em 26 de Maio de 2008, no programa Prós e Contras, parece-me que elas ganharam maior pertinência e acho que tenho o dever de as relembrar. Talvez por isso, por terem ganho (im)pertinência, não tenho onde as repetir. Tal como acontece ao livrinho que escrevi, com 40 fichas que explicavam porquê o nosso Não à moeda única, de 1997, que é como se não tivesse sido escrito e editado - por edições avante! - quando, hoje, se abunda na referência a "fatalidades" então publicadas como como análises e prevenções, pelo que, hoje, parecem ou descobertas serôdias ou "sopas depois de almoço".

Mas... estamos sempre a tempo, porque o tempo é nosso, é do futuro que, inevitavelmente, virá, embora quanto mais tarde com maiores custos sociais.

(Sérgio Ribeiro no Prós e Contras de 2008-05-26 from Ligtez Enoeses on Vimeo.)

7 comentários:

GR disse...

“Podia ter enveredado por maus caminhos!”
Gostei desta frase.

Parabéns. Magnífica intervenção.
Reparem no grande respeito com que ouvem o Sérgio,toda a atenção e silêncio.
2008, neste momento está mais que actual. Tu avisaste.
Já enviei para umas centenas de contactos, este importante vídeo.

(continuo a dizer, estás muito bonito)

Bjs,

GR

Jorge Manuel Gomes disse...

Camarada,

Sou um seu leitor assíduo (diário) desde o dia em que o vi e ouvi na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, juntamente com o Manuel Loff e o Pedro Carvalho.
O seu blogue funciona como um porto de abrigo ideológico contra a propaganda capitalista. Aqui adquiro anticorpos, ferramentas, bases, para me defender da ofensiva do capital.
No debate de ideias esteve brilhante. Só tenho pena de não ter podido assistir ao debate na integra. Parabéns.

Saudações comunistas.
Jorge Gomes

GR disse...

Na minha opinião o post deste vídeo , vale mais que todo o programa.
Prós e Contras dia 26-05-10 –RTP - 1
1ª parte
http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/pros-contras/?1-parte-do-programa-de-2008-05-26.rtp&post=3972
2ª parte
http://www.rtp.pt/icmblogs/rtp/pros-contras/index.php?k=2-parte-do-programa-de-2008-05-26.rtp&post=3973
GR

zé do boné disse...

-Acabei de gamar o vídeo para o servir ao Povão do Facebook.

Vou preso?

Graciete Rietsch disse...

Mas que grande lição. E os outros nervosíssimos.

Um beijo.

samuel disse...

Pssst! Pssst!... Eu sou amigo deste senhor que está a falar na televisão. Até já fizemos recitais juntos...

Maria disse...

Não consigo abrir o video. Só quando voltar à capital.
Mas lembro-me bem deste 'Prós e Contras'.
Recital...???
Onde é que eu vi isto?
:))

Beijos.