segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Disseram-me, sim senhor, e estavam cheios de razão

Ao passar por ocastendo, deixei-me ficar a ouvir o que me dizia "mi abuelito" e "mi papá" tão bem interpretado o José Agustín Goytisolo pelo Paco Ibañez, e resolvi trazê-los todos para aqui (obrigado, António Vilarigues, e desculpa lá o abuso...),

Me lo decía mi abuelito,
me lo decía mi papá,
me lo dijeron muchas veces
y lo olvidaba muchas más.
-
Trabaja niño, no te pienses
que sin dinero vivirás.
Junta el esfuerzo y el ahorro
ábrete paso, ya verás,
como la vida te depara
buenos momentos, te alzarás
sobre los pobres y mezquinos
que no han sabido descollar.
-
Me lo decía mi abuelito,
me lo decía mi papá,
me lo dijeron muchas veces
y lo olvidaba muchas más.
-
La vida es lucha despiadada
nadie te ayuda, así, no más,
y si tú solo no adelantas,
te irán dejando atrás, atrás.
¡Anda muchacho dale duro!
La tierra toda, el sol y el mar,
son para aquellos que han sabido,
sentarse sobre los demás.
-
Me lo decía mi abuelito,
me lo decía mi papá,
me lo dijeron muchas veces,
y lo he olvidado siempre más.
---------------------------
Também me disseram outras coisas - e outras por mim aprendi... com algumas ajudas indispensáveis! Mas gosto de ouvir estas, assim cantadas...

3 comentários:

samuel disse...

Grande cantiga!!!

Abraço.

Maria disse...

Tão bonita!!!
Obrigada.

Beijo.

Ricardo disse...

Sérgio,
A oportunidade desta «tua» mensagem e a sua letra não podia ser maior. Estamos neste momento a terminar as jornadas parlamentares na Região Autónoma da Madeira. Se no dia-a-dia todos somos confrontados com as violências da exploração, aqui, nas zonas altas do Funchal, entre os agricultores de Jardim da Serra e muitos outros trabalhadores, deparamo-nos com exemplos vivos da miséria da exploração e da capacidade criativa de resistir, sobreviver e construir um futuro melhor. Em especial no Jardim da Serra assistimos à capacidade de entre carreiros e encostas a pique fazer nascer e brutar cerejas, castanhas, uvas e outros produtos resulantes da criatividade humana, assim como, a solidariedade presente numa cooperativa de consumo e adega - Liberdade, dirigida pela trabalho colectivo dum grande homem, baixinho mas muito amigo e sábio, juntamente com o povo da terra. No seio de toda a violência e contradições da realidade em que vivemos, no exemplo de homens e mulheres que resistem descobrimos a consciência da nossa capacidade de construir o nosso próprio futuro.