segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Com o propósito de encerrar o capítulo

Acabo de ler:



«(...) Os que não votaram, decidiram adoptar o candidato que fosse mais votado.»

num blog por onde passei - "levado" por o sapo... que o seleccionou. Este blog é "animado" por uma equipa com elementos que se afirmam monárquicos, de direita e extrema-direita, e fazem todo o correspondente proselitimo.

Ora, na verdade, isto foi o que, objectivamente, "decidiram" aqueles que se abstiveram, votaram em branco ou nulo, isto é, mais de 54% dos portugueses inscritos no recenseamento eleitoral (até os que lá não deveriam estar por terem morrido e as juntas de freguesia não os terem abatido...), independentemente da vontade de muitos deles que, subjectivamente, decidiram, com a sua abstenção, voto em branco ou deliberadamente anulado, dizer que queriam mudar de políticas, ou de "políticos", ou afirmar o seu protesto.

Pelo que, Cavaco Silva foi eleito, objectivamente, por 79,5% dos portugueses inscritos, embora apenas 23,1% o tenham decidido explicitamente, contra 20,5% que, explicitamente, escolheram outros candidatos, e 56,4% o tenham "decidido", querendo-o ou querendo o contrário, isto é, não explicitando o seu voto.

O que é revelador de um nível de cultura democrática (ainda que "burguesa") preocupante, até porque também "ataca" alguns de nós que são muito cult(ivad)os noutras áreas.

1 comentário:

samuel disse...

Cavaco aproveita...

Abraço.