terça-feira, fevereiro 22, 2011

Um comunicado do Conselho Português para a Paz e Cooperação

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

CPPC condena o veto
da Administração norte-americana
no Conselho de Segurança das Nações Unidas
O Conselho Português para a Paz e Cooperação denuncia o vergonhoso posicionamento da Administração norte-americana que, no passado dia 18, utilizou, pela primeira vez na Administração Obama, o seu poder de veto para impedir a aprovação no Conselho de Segurança das Nações Unidas, de uma proposta de resolução que condenava o inicio da construção de novos colonatos israelitas nos territórios palestinianos ocupados desde 1967, considerando-os ilegais, e que exigia o fim da ocupação israelita.

Esta proposta de resolução, que foi votada favoravelmente pelos restantes 14 membros do Conselho de Segurança, foi subscrita por 120 dos 192 países membros da ONU.

Este deplorável veto veio, uma vez mais, desmascarar quaisquer discursos de «boa vontade» da Administração Norte-americana, que, com este acto, reitera o seu apoio à política colonialista e genocida do Governo de Israel, seu cúmplice nos planos de domínio para o Médio Oriente.

Hipocrisia da Administração Obama que está também patente no seu dúbio posicionamento perante os recentes acontecimentos no mundo árabe, onde os povos de vários países se têm levantado contra regimes opressores que durante décadas contaram com o apoio norte-americano. Os EUA, que são responsáveis e cúmplices pelo desencadear da mais brutal violência e desrespeito pelos mais elementares direitos dos povos no Médio Oriente, clamam agora pelo respeito dos direitos humanos e pela democracia, ao mesmo tempo que continuam a sua ingerência procurando condicionar a evolução da situação tendo em conta os seus interesses de domínio económico, político e militar.

O CPPC reafirma o seu apoio ao povo palestino e reclama do Governo português, actual membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma atitude firme e activa em prol do inalienável direito a um estado viável e independente nas fronteiras de 1967 e com capital em Jerusalém Leste, conforme o direito internacional e as resoluções das Nações Unidas.

21 de Fevereiro de 2011
-----------
Conselho Português para a Paz e Cooperação
www.cppc.pt

Sem comentários: