quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Ministros das Finanças da UE e G-20 (e mais alguns)

Tanto "trabalho para casa"!
.
Amanhã, inicia-se, em Paris, uma importante reunião do grupo conhecido por G-20 (que são 19 países mais a União Europeia, mais um convidado permanente, mais 4 convidados para esta reunião... mas disto tratarei mais tarde), enquanto segunda e terça se reuniram os ministros das finanças ditos europeus, mas que são da União Europeia, mas - às vezes... - nem todos porque são só os do "grupo do euro", e - quase sempre - apenas a França e a Alemanha de vez em quando juntando o Reino Unido por causa da libra e "ponte" para o dólar. É mesmo uma UE "às apalpadelas" nesta fase do capitalismo...
Ao ler os Echos de ontem, sobre esta reunião, apanho com este parágrafo que considero muito elucidativo:
«(...) Também, pela primeira vez, Fernando Teixeira dos Santos, ministro das Finanças de Portugal levantou a voz para denunciar a lentidão do processo. Enquanto o seu país está sempre sujeito à desconfiança dos mercados finnceiros, lembrou as medidas muito duras tomadas por Lisboa para reduzir o défice e pediu que a União cumpra também as suas promessas. "Creio que os atrasos e as hesitações afectam a zona euro e a estabilização do euro, e por consequência, todos os países que fazem parte."»
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Repito: "... pela primeira vez, Fernando Teixeira dos Santos, ministro das Finanças de Portugal levantou a voz..." Sem comentários!?
Comento a frase do ministro das Finanças de Portugal que foi transcrita: as preocupações prioritárias são as da zona euro e da estabilização do euro e, só depois e como consequência, a de todos os países que fazem parte (dela ou dele), entre eles Portugal, e o seu ministro só levanta a voz - pela primeira vez! - para defender a zona euro e a estabilização do euro!


1 comentário:

cristal disse...

A voz do dono :)