sábado, dezembro 24, 2011

Galiza - os nossos vizinhos (ou irmãos?)

Já passou uma semana. O salto a Galiza, para participar numa iniciativa da Union do Povo Galego, além de muito agradável dada a hospitalidade e a descoberto sempre renovada de proximidades e identidades (para além da língua...), foi muito útil, para já no plano pessoal. 
Além de toda a simpatia, encheram-nos de "prendas", livros e documentação, como estes dois cadernos de formação da Confederación Intersindical Galega - Fundação para o estudo e a divulgación da cuestión social  e sindical en Galiza.

Um, coordenado pelo professor de Economia Política na Universidade Nacional do Rosário, Argentina, Júlio Gambita.


Outro, da autoria de Xavier Vence, catedrático de Economia Aplicada, da Universidade de Santiago de Compostela, que foi co-interveniente no programa em que participámos, e de que falaremos noutra mensagem.

2 comentários:

Carlos Gomes disse...

Com efeito, os galegos são mais do que nossos vizinhos - são nossos irmãos! Ambos os povos - português e galego - constituem na realidade um só povo e uma só nação que a História não consentiu até ao presente a sua união política. A identidade comun não se resume à partilha do mesmo idioma ainda que este seja de importância vital. Ela assenta na mesma origem etnica que irmana sobretudo galegos e minhotos e que remonta à antiga Galaécia. A propósito, convido a ler o artigo no AUREM em http://auren.blogs.sapo.pt/389994.html ou no Blogue do Minho em http://bloguedominho.blogs.sapo.pt/110661.html

Sérgio Ribeiro disse...

Caro Carlos Gomes - Obrigado pela referência-lembrança, que li com muito interesse.
Saudações