domingo, dezembro 11, 2011

IDH-2011 - 11 - mapa-mundo

Com um (leve) sentimento de regresso - que talvez se venha a abordar por aqui - continua-se a observar e a comentar o relatório do PNUD sobre o desenvolvimento humano, com o seu indicador IDH.
Agora, mostra-se um mapa do planeta, dele retirado, e que faculta uma visão do desequilíbrio mundial no que respeita a este indicador.
Seria possível confrontar este mapa, relativo ao relatório de 2011 com os anteriores, indo até 1980, mas esse confronto, apesar de possibilitar leituras interessantes, seria muito prejudicado pelo facto de só recentemente o indicador ter expressão universal, ou quase... por ainda alguns Estados, dos reconhecidos pelas Nações Unidas, por razões diferentes não terem dados disponíveis ou compatíveis, como no mais recente relatório ainda é o caso da Coreia do Norte, das Ilhas Marshall, do Mónaco, Nauru, S. Marino, Somália e Tuvalu.

1 comentário:

GR disse...

Tenho lido com toda atenção o que tens escrito sobre este tema. Contudo, não consigo compreender como é possível o elevado desenvolvimento que colocaram Portugal e a Grécia, dois países cujo retrocesso económico e social cresce em % assustadoras, o desemprego, a saúde mais cara, a falta de habitação, a economia em geral, a liberdade de expressão e política está fragilizada como a propria sociedade e estamos num nível elevado???

BJS
GR