terça-feira, dezembro 06, 2011

IDH-2011 - 7

Havia a intenção de se cumprir um programa relativamente a este indicador de desenvolvimento humano e aos valores do relatório de 2011. Por isso mesmo se sublinharam alguns dos países a serem objecto de posterior tratamento. Claro que nunca para além do que se pode retirar de indicadores estatísticos.
Alguns comentários vieram alterar ligeiramente o programado. É verdade que foram poucos os comentários - nem muitos se esperavam relativamente a estes temas e tratamento - e, bem ao certo, apenas dois levaram a essa alteração. Foram suficientes. Põem questões. Terão resposta prioritária. Até porque a primeira visitante a suscitar observações (obrigado, Cristal) o faz sobre o país que estava à cabeça do programado. Portugal, evidentemente. Embora não como vai ser. Agora. 

Rapidamente, e em reacção directa, é verdade que "Portugal muito deve o seu índice à baixa mortalidade geral e infantil. Brevemente, a continuarmos pelo mesmo caminho, esses indicadores vão regredir, como já está a acontecer na mortalidade geral...". Disse-o quem sabe!  
E comprove-se com o facto de, no indicador a que se pode chamar económico-monetarizado (o referido RNB per capita) o seu lugar é o 42º, um lugar abaixo do IDH global, e na componente não-monetarizada (relativa a saúde e educação) o seu lugar é o 46º, descendo 5 lugares.
São 8 os países que ultrapassam Portugal no indicador não-monetarizado
Cuba (25º)
Chile (34º)
Letónia (35º)
Palaos (39º)
Argentina (41º)
Geórgia (42º)
Roménia (43º)
Croácia (45º)
e são apenas 3 os países que descem em relação a Portugal, ilustrando o facto do seu posicionamento entre os paísesde desenvolvimento humano muito elevado se dever exclusivamente à componente monetarizada, de que as respectivas populações pouco beneficiam:
Emiratos Árabes Unidos (54º)
Bahrein (59º)
Qatar ((88º)
Acrescente-se que no IDH geral, Portugal desceu um lugar do relatório do ano passado para este, por troca com a Lituânia, e em função do indicador de saúde-educação em que a Lituânia é o 38º, e não do indicador monetarizado em que é o 50º, bem abaixo de Portugal (42º).
A média anual de crescimento de IDH para Portugal desde 2000 é de 0,35 pontos, inferior  à média dos países de desenvolvimento muito elevado que estão abaixo de Portugal, 0,38 para o Barain, 0,87 para a Letónia, 0,65 para o Chile, 0,57 para Argentina e a Croácia, apenas havendo registo de IDH de Barbados desde 2005. 

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

É difícil fazer qualquer comentário a estes"post" porque é preciso estar bem dentro dos assuntos e eu tenho que confessar a minha ignorância. Mas, ao lê-los, vou aprendendo alguma coisa.

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...

Mais uma pergunta de uma ignorante. Como pode estar Portugal num índice de desenvolvimento humano tão elevado num estado de recessão económica calamitoso? Não consigo compreender.

Um beijo.