quinta-feira, dezembro 01, 2011

Os países "desaparecidos" ou "intermitentes"

Há países que não saem da comunicação social. Parecem ter assinatura. Ou avença. E há outros que ou "desaparecem" ou são "intermitentes".
O caso mais notório (pela ausência...) talvez seja o da Noruega que, tendo dito (o seu povo!) duas vezes não à União Europeia (quando esta era Comunidade e quando a caminho de se crismar União) "desapareceu do mapa", apesar de, incompreensivelmente, se manter, teimoso, no 1º lugar dos indicadores de desenvolvimento humano do PNUD, das Nações Unidas.
Outro "desaparecido" é a Islândia. É verdade que é pequenino mas, ao que parece, tem algo suficientemente grande para se opor ao sistema bancário e a quem o serve, politicamente, e para pôr alguns desses em tribunal e na cadeia, observando indicadores económicos tradicionais surpreendentes.
Este caso, e o da Irlanda, que ora é país da coesão, ora é exemplo, ora é PIGS, ora volta a ser exemplo (tem dias...), aparecem referidos em foicebook, e vale a pena ver aqui.

3 comentários:

Jorge Manuel Gomes disse...

E eu cá a pensar que a Islândia tinha aberto falência e desaparecido do mapa...afinal não!

Abraço,

Jorge

Graciete Rietsch disse...

Li e gostei. Não convém nada mostrar a lucidez de alguns países,pois algumas consciências podem despertar nos outros.

Um beijo.

Olinda disse...

E como é que explicariam as maldades feitas e por fazer ao nosso povo,perante a gestao económica de países que respeitam a vontade do seu povo?