terça-feira, janeiro 10, 2012

Doutoramento honoris causa de Durão Barroso na UTL

Eu já andava chateado (não encontro outro verbo) com esta coisa de me chamarem economista e de, nos meus CV, começar por dizer, logo depois do dia e ano de nascimento, licenciado em economia pelo ISCET-UTL e doutorado em economia no ISE-UTL.
Se bem que o meu doutoramento não tivesse sido honoris causa (pelo contrário, bom trabalho me deu e poucas honrarias recebi, apesar da unanimidade, distinção e louvor... ora tomem!), muitas vezes me senti desonrado por ser "colega" de alguns honorabilíssmos "dótores economistas" em peroração televisiva ou onde quer que eles se exibam.
Mas agora exageraram. Acabo de saber que o sr. Durão Barroso - que, valia-me isso, não era meu "colega" - foi doutorado honoris causa na UTL. E logo no dia 21 de Dezembro, que é um dia especial para mim, porque foi aquele em que nasci.
É demasiado!
Não posso pedir a demissão de coisa nenhuma. Ou melhor: daquilo de que me poderia demitir não me demito. Bem pelo contrário! Mas quem me lembrar a licenciatura e o doutoramento, e me falar dos meus "colegas", talvez oiça coisas desagradáveis (em desbafo) para marcar bem a diferença entre os meus graus académicos e os de outros que os recebem pelos serviços que andam por aí a prestar contra o povo português.
E afirmo-o com fundamento porque até me dei ao trabalho de ler ("passar os olhos"...) pelo discurso do honrado com a honoris causa, e garanto-vos que o chumbava se pudesse. É que é de uma paupérrima qualidade académica, para além da perspectiva política ser do mais reaccionário capitalismo. Termina assim:
 "Bruxelas está e estará do vosso lado."
(falou o "senhor de Bruxelas",
 que veio à parvónia receber honrarias
e deixar recados...)
Este doutoramento desonra a escola e a universidade a que não tenho nenhuma honra de ter pertencido!
Tenho dito!

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Nem sabia desse doutoramento, nem do discurso do doutorado,mas pelo que conheço do senhor,não podia estar mais de acordo com o que dizes.

Um beijo.

Maria disse...

O que é que tem a última frase proferida no dótoramento a ver com o dito?
Tá tudo doido...

samuel disse...

Não há doutoramento que apague a nódoa que ele é!

Abraço.

Guilherme da Fonseca-Statter disse...

«Honoris causa, my foot»... Como diria um inglês. São as nossas «feiras das vaidades».
Ou, como diria um contemporâneo do Astérix, «sic transit gloria mundi»...
Será que algum destes doutores saberá dizer - assim, do pé para a mão - o nome de algum dos cardeais que condenaram o Galileu ?

miguel disse...

não te sabia filho do 21 de dezembro, pelos vistos, dia de bons frutos.
e camarada, que não te "chateie" o Honoris causa do outro uqe a história lhe ditará a nulidade.
um abraço