sábado, janeiro 14, 2012

Uma campanha com o maior significado - 3



O trabalho de Américo Nunes, publicado em O Militante de Jan-Fev. de 2012, acabado de sair, tem a maior actualidade. Como Marx!

O seu título é




A questão do horário de trabalho
- A actualidade de Marx

e começa assim:

No VIII capítulo de O Capital – o dia de trabalho – Marx trata exaustivamente a questão da jornada de trabalho diário, a luta dos trabalhadores pela sua limitação, a evolução histórica dessa luta, e os seus resultados, até à reivindicação universal dos três 8x8x8 pela Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), em 1866. Oito horas de trabalho diário, oito para lazer, convívio familiar e cultura, e oito para dormir e descansar.
Tal como nas questões essenciais da sua análise da sociedade capitalista e da sua teoria económica, social e política, também nesta matéria a sua actualidade continua a ser impressionante. A leitura ou releitura deste capítulo da obra magna do grande filósofo é obrigatória para a compreensão total do significado das recentes propostas do governo de direita para o aumento de meia hora de trabalho diário, a criação dos bancos de horas e a eliminação de feriados.
(...)





Vale a pena ler o resto.
Em O Militante...
e o resto de O Militante

1 comentário:

Jorge Manuel Gomes disse...

Vale a pena ler e reler!

E vale a pena ler também "As praças de jorna" no blogue do Cid Simões, "As palavras são armas".

Não é verdade Sérgio?! :-)

Um abraço de saudade, desde Vila do Conde,

Jorge