sexta-feira, janeiro 27, 2012

OUTRA INFORMAÇÃO - o capital financeiro e a situação social nos Estados Unidos

Citado de "frase da semana" (obrigado, Jorge V):
"Nos Estados Unidos, [...] a relação entre economia e política é quase caricatural: os ricos utilizam o seu dinheiro para adquirirem mais poder e o poder para ganharem mais dinheiro"
Atlas da Globalização - Le Monde Diplomatique (2003)

Do avante! de ontem:

Enquanto a pobreza e a desigualdade alastram

Capital financeiro embolsa milhões

Os seis maiores bancos norte-americanos registaram lucros de dezenas de milhares de milhões de dólares em 2011, cenário que contrasta com o alastramento da pobreza e das desigualdades no país.
De acordo com dados divulgados por agências noticiosas, JPMorgan Chase, Citigroup, Wells Fargo, Goldman Sachs, Morgan Stanley e Bank of America acumularam mais de 50 mil milhões de dólares em ganhos líquidos durante o ano passado, o que representa um crescimento de cerca de 10 por cento face aos resultados conjuntos anunciados em 2010.
No topo da cadeia, JP Morgan Chase, Wells Fargo e Citigroup destacam-se com cifras na ordem dos 19, 16 e 11,5 mil milhões de dólares em lucros, respectivamente.
(...)
Em contraste, (...) Dados oficiais indicam que (...) mais de 46 milhões de norte-americanos subsistem graças às senhas de alimentação. Estima-se, ainda, que menos de 20 por cento dos norte-americanos detenham 85 por cento da riqueza criada. Somente 15 por cento da riqueza vai para os trabalhadores assalariados.
Neste contexto, não é de estranhar que uma sondagem recente efectuada pela Gallup indique que metade dos norte-americanos considera a redução do fosso entre ricos e pobres «extremamente importante» ou «muito importante», e que outra pesquisa semelhante efectuada pelo Centro de Pesquisa Pew garanta que 66%das pessoas acreditam que existe um conflito «forte» ou «muito forte» entre ricos e pobres, contra apenas 47% que assim pensavam em 2009.
Recorde-se que, em 2010, o número de norte-americanos que viviam na pobreza era superior a 49 milhões, de acordo com gabinete de estatísticas dos EUA.
No território, a linha de pobreza é calculada com base num rendimento anual de 22.350 dólares por ano para uma família de quatro pessoas. O índice é criticado por não contemplar as variações no custo da habitação ou as diferenças nos preços dos géneros essenciais existentes nos vários estados da União.
Se esses factores fossem tidos em conta, em média as famílias de quatro indivíduos necessitaria de aproximadamente 40 mil dólares por ano para fazer face às necessidades básicas.

5 comentários:

trepadeira disse...

Aí está o "sonho americano",o tal que exportam,a ponta de espingarda.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Também em Portugal a pobreza e a desigualdade aumentam enquanto os ricos vão acumulando cada vez mais riqueza. Não é de admirar tão bons alunos que os governantes são!!!!!

Um beijo.

Olinda disse...

Leva a deduzir que a crise ciclica do capitalismo serve muito bem o capital financeiro.
Abraços¡

Sérgio Ribeiro disse...

trepadeira - com o império e... os "direitos humanos".

graciete - "alunos" daqueles que querem mostrar aos professoresque são "melhores que a encomenda".

Olinda - diria, talvez, de modo não muito diferente: a crise latente do capitalismo, nesta sua fase de financeirização, explodiu financeiramente.

Abreijos

Anónimo disse...

E assim se vão acumulando as evidências da instalada ditadura económica. Já só não vê quem não quer...