segunda-feira, janeiro 02, 2017

De vez em quando, recuperaSonhos... que não ilusões

Não sou crente.
Não sou crente. Mas sempre respeitei quem o é.
Sou um homem de convicções! Quem me conhece, assim me reconhecerá.
Às vezes, tenho um sonho (como o Luther King), por vezes, neste últimos dias, tenho tido um sonho em que encontro raízes judaico-cristãs, raízes da nossa cultura.
Sempre tivemos, os do chamado “ocidente” ou do chamado “norte”, a pretensão de espalhar, aos quatro cantos do mundo (que até é redondo), a fé e o império. E, nessa missão, alguns exageraram, alguns insistem e persistem no exagero, levado até ao crime do esmagamento do outro enquanto outro e não igual.
E temos aberto os olhos de espanto, de indignação, de horror, quando o outro reage e responde ao fundamentalismo com fundamentalismo, ao radicalismo com radicalismo, à intransigência com intransigência, à violência com violência, ao terrorismo com terrorismo.
Mas, às vezes, tenho um sonho.
Hoje, quer dizer: n'estes dias tumultuosos, lembro-me da ficção/sonho da figura do Papa, noutros dias que também tumultuosos foram(*), a erguer-se entre trincheiras beligerantes, e actualizo o sonho/ficção: vejo o Papa, este João Paulo VI, que tanto se esforçou para tentar evitar a guerra/invasão do Iraque, vejo este Papa que ergueu a sua voz contra a força do império, a força sem razão nem direito internacional, que ergueu a sua voz em nome da fé de que ele, Papa, é o vértice terreno, vejo este Papa a tomar um dos aviões do Vaticano e a aterrar em Bagdade e a dizer ao mundo: estou aqui, onde chega a agressão e a invasão, estou aqui, onde está o povo agredido e invadido, estou aqui, a afirmar que a Paz na Terra é a minha missão, é a missão da Igreja, como, há 40 anos, João XXI o pôs em encíclica.
Zambujal,

5 de Abril de 2003

____________________________________________________
Isto foi escrito em 2003, mais uma vez perante ditos e não-feitos, 
a lembrar o que li em livro lido há muitas décadas:


PAASSEN (PIERRE VAN) - 
ESTES DIAS TUMULTUOSOS


Tradução de Leonel Vallandro. 
Lisboa, 1946 - 548 págs 
Estes Dias Tumultuosos - Diário de quem viveu a segunda grande guerra. O Autor era um jornalista holandês-canadense-americano, escritor. Em 1921, tornou-se um jornalista do Toronto Globe, e um ano depois se mudou para os EUA. Nesta obra, detalha muitos eventos que não poderia mencionar em suas reportagens anteriores. Foi o livro de não ficção mais vendido nos Estados Unidos durante quase dois anos.


Sem comentários: