domingo, março 31, 2019

... rellexões lentas (e doridas) - continuação


Como previa a 19 de Março (e não me estou a gabar… nem é caso para isso), no post De reflexões lentas e doridas... (o caso do “funcionário despedido”) vai dar pano para mangas, ou achas para a fogueira onde chamuscar (até queimar, se possível) o PCP.
 & etc.

 &-----&-----&
E elas aí estão, a vários tempos, cores, tons e sons!
&-----&-----&
Retiro, então, (do quase-diário) algumas das reflexões que considero oportuno repetir:

Aprendi, na Escola do Partido que frequento há mais de 60 anos, que ser funcionário do Partido é (era) coisa muito séria, era (é) a trave-mestra de toda uma organização.
&-----&-----&
Na concepção que está nas nossas bases e acção, o funcionário era (é) o militante que passou a ser político a tempo inteiro, com dedicação total… até a da própria vida sempre em risco.
&-----&-----&
(…) Por isso, e com pessoal e muito funda sensibilidade, considero fulcral o papel do funcionário do Partido na vida do partido e na militância dos militantes.
 &-----&-----&
(…) Com o 25 de Abril, com o Partido da clandestinidade da luta contra a ditadura e a guerra colonial, pela liberdade e democracia, a passar para a condição de partido igual aos outros… mantendo-se diferente, a adaptação da situação de funcionário também teria de ser diferente… mantendo-se igual, como político em tarefa a tempo inteiro e remuneração igual à que teria se essa não tivesse sido a sua opção… de vida!
&-----&-----&
(...) E foram tantos e tantas com quem tive algum contacto ou ligação que tinha/tem a ver com o Partido e a concepção de funcionário… e me deram "aulas práticas".
&-----&-----&
(…) Faço esta recapitulação por estarmos a ser agredidos porque um funcionário  pôs o Partido em tribunal com a acusação de o ter despedido (!), e essa acção ser patrocinada por um advogado nosso camarada, como uma questão laboral comum.
&-----&-----&
Para mim não é!, muito longe disso, e muito me entristece que camaradas meus assim a considerem. 
&-----&-----&
O inimigo (de classe, político) não precisava destas ajudas… mas muito as agradece!, e bem as aproveita.
&-----&-----&
É preciso, alto e bom som, responder que, vivendo numa correlação de forças que nos obriga a con-viver debaixo de conceitos e regras que combatemos, que não aceitamos como nossas, que defendemos e lutamos com outros conceitos e por outras regras, para o futuro, para a Humanidade.
 &-----&-----&
Esse post mereceu reacções, como uma mensagem pessoal (e privada) que me levou a réplica, de que aqui trago apenas dois ou três pontos em continuidade de reflexão:

Recuso-me a tratar “o caso” como uma relação laboral comum!, tal como não aceito que a passagem de militante a funcionário possa ser o início de uma relação laboral comum e solução (ou remendo) para uma situação pessoal!

Não fomos, os do PCPortuguês, os únicos a terem de se confrontar com as consequências do que aconteceu na União Soviética e outros países na via do socialismo e do comunismo; mas já teríamos sido dos poucos que resistiram e mantiveram a sua natureza 
e identidade ideológica e de classe.

Duas questões trago à nossa conversa-reflexão: 
i) a da formação ideológica como fundamental para todos os níveis de militância; 
ii) a da organização se ter de estruturar com um quadro de funcionários formados ideologicamente e formadores junto das bases, das massas.

2 comentários:

Olinda disse...

É fundamental esclarecer!Sabemos perfeitamente quem aproveita atitudes menos correctas,sob o ponto de vista ideológico.Obrigada pela tua reflexão-dorida!Bjo

URGENT disse...

Do not use all of these Private Money Lender here.They are located in Nigeria, Ghana Turkey, France and Israel.My name is Mrs.Emily Michael, I am from Canada. Have you been looking for a loan?Do you need an urgent personal or business loan?contact Fast Legitimate Loan Approval he help me with a loan of $95,000 some days ago after been scammed of $12,000 from a woman claiming to be a loan lender from Nigeria but i thank God today that i got my loan worth $95,000.Feel free to contact the company for a genuine financial contact Email:(creditloan11@gmail.com)