quarta-feira, agosto 19, 2020

Relato de um ocorrência...

No dia 15 de Agosto, sábado, corria os olhos pela imprensa publicada, e detive-os no Espaço Público, no editorial do director. O título «O PCP e a "estigmatização" da Festa do Avante!» chamou-me à leitura, apesar do cansaço que já provoca tanto falar, tanto falar de uma coisa tão bela, tão simples, tão natural... que não será "nem uma noite de vendaval" (Sidónio Muralha).

Pois... li mais este falar do mesmo numa campanha como raro se vê não gostei. O director do Público quis nela explicitamente participar e esmerou-se. Como sou filho de boa gente (atenção, isso não quer dizer que eu o seja... há tanto caso que degenera), senti-me. E, indignado, escrevi uma carta ao director.

Cumpri as regras todas que dizem como fazer, com telefone e tudo.

Fiquei à espera.

Esperei domingo, 2ª, 3ª, 4ª. ... o senhor director não publicou nem telefonou. Terá lido?

O que escrevi foi isto:

Carta ao director

Dá-me V.Excia, director desse jornal, a permissão de vir, com a minha humildade militante, dizer que me sinto indignado com a arrogância e manifestação de ódio de V.Excia. bolsados no seu faz-de-editorial. Começa pelo título, ao colocar entre aspas o que vem demonstrar, logo abaixo, que existe e em desmesurada dimensão: estigmatização da Festa do avante! para atingir o inimigo de classe. Sim, porque não é V.Excia. que vai impedir que haja, entre os comuns mortais, alguns que tenham a concepção de que existem classes e de que a História da Humanidade se faz, século após século – durante os séculos em que elas existam –, da luta entre as classes. Não se trata de uma mania… mas de uma concepção adoptada e defendida por alguns dos nossos melhores, que tomo, humildemente, por mestres. Ora V.Excia., do alto dos seus critérios, começa logo por estigmatizar como estupidez aquilo com que não concorda. Não por aquilo que é e que vai ser, mas por aquilo que V.Ecia. diz que é e diz que vai ser. Assim se inscreve V.Excia, notoriamente, entre as vozes que formam o coro dos estigmatizadores. Não da Festa, mas do PCP, o inimigo de classe, o que lutou, mesmo quando foi a única força a fazê-lo, contra o que hoje avança passo e passo. Mão por cima, mão por baixo (de V.Excia e de muitos como V.Excias., os úteis servidores dos poderosos como monopolizadores da inteligência). 
A luta contra o fascismo, contra o racismo, pela Paz, não se faz com ditos e escritos de indignação e, ao mesmo tempo, estigmatizando quem também, e consequentemente, luta contra essas e outras causas derivadas de relações humanas que dividem os seres humanos na base social e agridem a natureza, de que somos todos parte, quando e porque dá lucro. 
Humilde quero ser – e pratico para o ser –, mas deixar-me humilhar pelo que penso e sou, não! 
Passe V.Excia. o melhor que puder, sem chamar estúpido e irresponsável a quem V.Excia. não entende, ou não quer, ou não pode, ou não convém entender. 


MERECIA ISTO CENSURA,
SENHOR DIRECTOR ??? 

1 comentário:

Olinda disse...

Muito bem respondido.O receptor,como grande democrata-das-direitas,não gostou de ser contrariado.Sabe-se porquê,está na resposta.Bjo