terça-feira, agosto 18, 2020

A FESTA... por acaso

 

TRÊS ENCONTROS DE ACASO (OU NÃO)

 

1 –      Viva, camarada… ainda bem que te encontro…

            Pois… faltei à última reunião…

            Mas justificaste.

            Pois…mas esta história da Festa está a preocupar-me.

            É natural. A campanha contra nós é tremenda…

            … isso é verdade… mas tenho dúvidas…

            Oh!, camarada!,… ter dúvidas é natural… mas sobre a Festa?

resolvemos criar condições, como foi possível, para a realizar se fosse possível, 

e é… logo, realizamo-la!

            Pois… mas a campanha é terrível…

            E nós íamos desistir porque a campanha é terrível?

            Sei lá… tenho dúvidas se politicamente não é negativo teimar…

            … não é teimosia! A Festa é um acontecimento cultural, artístico.

                        desportivo, político… há condições para a fazer, faz-se.

            E se não houvesse condições, se estas não permitissem fazer a Festa,

se a tivessem proibido?

            Julgo que não a faríamos, as seríamos nós a decidir

                    e acho que não seria motivo suficiente

para passarmos à clandestinidade…(:-)

            Até à Festa, pá… já tinha a EP como título de solidariedade.


2 -       Olá, amigo… tenho aqui as EPsinhas para ti…

            Não, obrigado. Este ano não vamos…

e não acho bem que vocês façam a Festa!

            Então porquê?

            Pela situação em que estamos. Está tudo do avesso,

há regras sanitárias para todos, nalguns casos mais exigentes, 

há limitações de proximidade e de lotações…  

e vocês vêm com a Festa… com 100 mil bilhetes…

            Espera aí. Na verdade a situação é lixada mas a vida não acabou.

Preparámos a Festa de 2020 nas condições de 2020, não nas de 2019. 

Mais espaço, num total de 30 hectares,

nenhum recinto coberto, sem cidade internacional como era,

tudo o já decidido pela DGS e o mais que venhamos a combinar 

tendo em vista a segurança e a saúde públca.

            Mesmo assim. Acho arriscado, isto está complicado, bem basta…

                        E tenho lido e ouvido coisas sobre vocês… 100.000 é demais…

Claro que tens ouvido e lido, a campanha é feroz. Mas não faltam mentiras…

                        Os 100.000 não são bilhetes, é uma mão cheia de poeira para os olhos…

Eu sei, eu sei!… vou pensar e falar lá em casa e com os amigos…

Fala, fala… a falar é que a gente se entende.


3 –      Olá, amigo… espere aí…

            Claro que espero… não ia a escapar-me.

            Pois não. Você não é dos que fogem… mas isto está de fugir…

            Quem? Nós…?

            Sim, sobretudo vocês, os do Partido. Estão em maus lençóis…

            Ah, sim?! Porquê?

            Ora porquê… por causa dessa Festa que vocês querem fazer,

como todos os anos anteriores apesar da pandemia,

 ignorando as condições em que estão todas as organizações

e actividades paralelas, todos os cidadãos…

por quererem meter 100.000 pessoas num recinto e venderem bilhetes

Oh, meu amigo, alto aí…nós sempre nos entendemos apesar de, ou assumindo,

ter opções partidárias diferentes…mas agora tenho de lhe dizer,

com toda a franqueza, você ou está a gozar comigo

ou está a ser gozado pelo seu partido,

que o leva a colaborar numa feroz campanha de mentira e aldrabice,

a ser mentiroso e aldrabão ao jeito da política que o seu partido faz.

            Eh!, pá… ofender não…

            Não tenho nenhuma intenção, mas repare que você é que começou a ofender,

                        ou não é ofensivo dizer que vamos fazer igual aos anos anteriores

            o que já dissemos e mostrámos que vai ser diferente?

                        dizer que ignorámos condições que estão presentes 

                                desde o primeiro trabalho  que fizemos de construção?

                       dizer que queremos esgotar uma lotação com 100.000 bilhetes vendidos

                                    quando a EP não é bilhete, é para 3 dias e nunca se juntam todos?

                                   A EP é um título de solidariedade!

 quer mais…?

            Não se ofenda… tenha calma…

            Eu tenho calma… mas às vezes vocês exageram…

            … vá lá… venda-me um desses tais título de solidariedade!

            Com todo o gosto, e aproveite e passe pela Festa

… mas não se esqueça de levar máscara!

3 comentários:

Maria João Brito de Sousa disse...

Não, infelizmente, porque há muito deixei de ter condições para passar seja por onde for, mas trago a Festa no coração, desde a primeira que ajudei a erguer, em Belém.

Abraço

Maria João Brito de Sousa disse...

Não passo, infelizmente, queria dizer...

Olinda disse...

A força da desinformação sobre a Festa está patente nestes "encontros".É nossa tarefa elucidar.Bjo