quinta-feira, agosto 06, 2020

Obviamente... vai acontecer!

 - Edição Nº2436  -  6-8-2020

Eu faço, mas tu não

Álvaro Covões, responsável da empresa Everything is New, que organiza o festival NOS Alive, deu a 14 de Julho uma entrevista ao Blitz. A entrevista gerou dois destaques na imprensa generalista: a afirmação em que valoriza o trabalho infantil («comecei a trabalhar aos 12 anos. Devia ser obrigatório, acho que isso só nos faz bem») e a que refere à Festa do Avante! («se a situação estiver como está hoje, a Festa do Avante obviamente não vai acontecer»).

Oito dias depois, a 22 de Julho, a mesma pessoa participa na conferência de imprensa de apresentação do «Noites do Palácio», conjunto de oito concertos de 31 de Julho a 22 de Agosto, no Porto. Álvaro Covões participa porque é co-organizador dos concertos. Do que se conhece da intervenção, sublinham-se duas ideias: o lamento de que não existiam mais eventos do género, porque se corre «o risco de os artistas mudarem de profissão»; e o convite a todos os portugueses - «vai ser um evento muito importante para dinamizar o turismo interno».

O que terá mudado em oito dias no pensamento de Álvaro Covões que transforma o «obviamente não vai acontecer» sobre a Festa do Avante! em é-pena-não-haver-mais-convido-todos-os-portugueses? Provavelmente, nada (até porque quando disse não à Festa com certeza que já tinha as confirmações todas do Noites no Palácio).

Podemos classificar as declarações do empresário como incoerentes, tendo dois pesos e duas medidas, com um cheirinho de preconceito. Na verdade, para Covões o problema está em quem organiza: ele próprio, em modelo comercial, pode e deve. O partido dos trabalhadores, defendendo o direito de todos à cultura e ao lazer, não pode. Opções…

Margarida Botelho

1 comentário:

Olinda disse...

Pois...ouve o que eu digo,não faças o que eu faço.Andam covões a saírem dos covais.Bjo