domingo, março 07, 2021

VERGONHA

 De vez em quando, dos sombrios recantos da direita, surgem uns personagens com ares sobranceiros de quem sempre teve certezas (mesmo que as de hoje sejam diferentes das de ontem), de quem nunca teve dúvidas (razão pela qual nunca aprenderam nada) e vociferam. 

Agora, aí veio aquela criatura de que suspiramos de alívio por o termos visto sair de cena, aquela escavacada figura. Procurando uma pose que não tem, uma postura grave que só lhe aumenta o ridículo, lendo mal e disfarçadamente umas cábulas que só ele (ou algum seu familiar ou apaniguado) podia ter escrito,  tartamudeou umas invectivas e insistiu, no seu curto vocabulário, na palavra que um outro usa com veemência mas igual despropósito: vergonha.

Vergonha, sr. Cavaco Silva, tenho eu de ter assinado, como presidente da direcção CDUL, o cartão de atleta de um jovem pernilongo da minha escola (ISCEF), e tê-lo afirmado todo contente porque esperava vê-lo voar sobre as barreiras nos 110 metros e afinal... nada. Vergonha pequenina, mas que nunca esqueci porque bem maiores se lhe vieram somar.

De outras, pequenas ou pontuais vergonhas, não falo, mas escrevo, persisto e assino, que vergonha, essa sim e grande, foi de o ter tido como Presidente da República.

Mas, se esse era um custo a pagar por se ser cidadão em liberdade e democracia, após luta contra o fascismo e a guerra colonial, aguentava-se. Não resignado. Em luta, em condições de liberdade e democracia (mesmo que bem mitigada) para que a vergonha não demorasse muito.

Agora o que é insuportável, o que envergonha a imagem da liberdade e democracia em que vivemos, é que venha Cavaco Silva a apresentar-se como doutrinador e julgador. A ditar como deve ser a democracia, a decretar como vergonhosos números que nos deveriam solidariamente preocupar e que outros bem piores seriam se tivéssemos tido o desastre de ter Cavaco Silva como PdaR e se tivesse conseguido impor algumas das suas intenções, suas opções e agentes seus. 

Tenha vergonha!


                               


 todo impante

2 comentários:

Maria João Brito de Sousa disse...

Não me parece que ele a tenha...

Abraço!

Olinda disse...

Plenamente de acordo.Eu penso que a sinistra figura veio espernear para colmatar o vazio do partido a que pertence.Bjo