terça-feira, março 06, 2007

Efemérides - 6 de Março

Em Setembro de 1919, o movimento da classe dos trabalhadores fundou a Confederação Geral do Trabalho, ou CGT. (...) O seu principal objectivo era promover ideias revolucionárias e socialistas, e organizar e desenvolver um movimento dos trabalhadores.[4]
Após algum tempo os membros da FMP sentiram a necessidade de uma vanguarda revolucionária entre os trabalhadores Portugueses. Depois de várias reuniões em várias sedes dos sindicatos, e com a ajuda da Comintern, foi fundado o Partido Comunista Português, ou PCP, como a secção Portuguesa do Internacional Comunista (Comintern), no dia 6 de Março de 1921.
De modo diverso ao que ocorrera na generalidade dos países europeus, o Partido Comunista Português não se formou a partir de uma cisão no Partido Socialista, mas ergueu-se, essencialmente, com militantes saídos das fileiras do sindicalismo revolucionário e do anarco.sindicalismo
Após a Revolução de 28 de Maio de 1926 o partido foi ilegalizado, e foi forçado a operar em segredo. Por coincidência, a revolução aconteceu na véspera do segundo congresso, o que levou à sua suspensão. Em 1927, a sede do Partido foi fechada. O Partido foi depois reorganizado em 1929 por Bento António Gonçalves. Adaptando-o ao seu novo modo de operações clandestinas, evitou assim uma onda de detenções.
Após a ascensão ao poder do regime ditatorial de Salazar, ou Estado Novo, a supressão do partido aumentou. Muitos membros foram presos, torturados e assassinados.

(de Wikipédia)

Mais uma efeméride (mais pessoal... mas não menos importante para mim):
em 1970, no dia 6 de Março, nasceu o meu filho Gonçalo!

3 comentários:

GR disse...

É uma importantíssima data a comemorar.
6 de Março de 1921 foi o começo da fundação de um Partido com futuro, com História.
Mas porque o PCP somos todos nós, homens, mulheres e muitos jovens que fizeram/fazem deste Partido o mais íntegro, coerente, corajoso, honesto e lutador.
É um Partido com História. Avanços, derrotas, vitórias, trabalho, muito trabalho, mas sempre com profunda convicção e grande determinação por um futuro melhor.
Viva os 86º Aniversário do PCP!

Muitos parabéns ao teu filho Gonçalo, bonita data para festejar!

GR

Maria disse...

Bonita data para nascer um Filho!
E porque a adesão ao PCP, para mim, foi muito importante, também eu escolhi o dia 6 de Março de 1975 para o fazer...
Um abraço

miguel disse...

a todos os camaradas, ao Partido e à luta dos trabalhadores, uma saudação confiante e combativa.

ao filho do Sérgio e ao próprio, outra, de parabéns!

um abraço