terça-feira, março 06, 2007

Efemérides - 6 de Março

Em Setembro de 1919, o movimento da classe dos trabalhadores fundou a Confederação Geral do Trabalho, ou CGT. (...) O seu principal objectivo era promover ideias revolucionárias e socialistas, e organizar e desenvolver um movimento dos trabalhadores.[4]
Após algum tempo os membros da FMP sentiram a necessidade de uma vanguarda revolucionária entre os trabalhadores Portugueses. Depois de várias reuniões em várias sedes dos sindicatos, e com a ajuda da Comintern, foi fundado o Partido Comunista Português, ou PCP, como a secção Portuguesa do Internacional Comunista (Comintern), no dia 6 de Março de 1921.
De modo diverso ao que ocorrera na generalidade dos países europeus, o Partido Comunista Português não se formou a partir de uma cisão no Partido Socialista, mas ergueu-se, essencialmente, com militantes saídos das fileiras do sindicalismo revolucionário e do anarco.sindicalismo
Após a Revolução de 28 de Maio de 1926 o partido foi ilegalizado, e foi forçado a operar em segredo. Por coincidência, a revolução aconteceu na véspera do segundo congresso, o que levou à sua suspensão. Em 1927, a sede do Partido foi fechada. O Partido foi depois reorganizado em 1929 por Bento António Gonçalves. Adaptando-o ao seu novo modo de operações clandestinas, evitou assim uma onda de detenções.
Após a ascensão ao poder do regime ditatorial de Salazar, ou Estado Novo, a supressão do partido aumentou. Muitos membros foram presos, torturados e assassinados.

(de Wikipédia)

Mais uma efeméride (mais pessoal... mas não menos importante para mim):
em 1970, no dia 6 de Março, nasceu o meu filho Gonçalo!

2 comentários:

Maria disse...

Bonita data para nascer um Filho!
E porque a adesão ao PCP, para mim, foi muito importante, também eu escolhi o dia 6 de Março de 1975 para o fazer...
Um abraço

miguel disse...

a todos os camaradas, ao Partido e à luta dos trabalhadores, uma saudação confiante e combativa.

ao filho do Sérgio e ao próprio, outra, de parabéns!

um abraço