segunda-feira, março 26, 2007

Em que tempo estamos a viver?

Adormeci como quem já está a ter um pesadelo. Dormi e, ao acordar, acordei com o pesadelo ainda vivo e, à televisão de ontem, juntou-se a rádio desta manhã para acordado e vivo o manter.
Já não é o apelo de "fugir" para Pasárgada, à maneira de Manuel Bandeira, o que e quem vem à lembrança é Tolstoi que, no fim da sua vida, se retirou como "mujique" para se isolar do mundo que não se sentia com forças para suportar, e que acabou atropelado por um comboio quando até da família fugia.
Mas reajo ao apelo e à lembrança.
O mundo está torto, como diria Cervantes pela voz de D. Quixote (ou vice-versa), e quanto maiores as agressões, quanto mais fundo o desgosto pelo que se vê e vive à nossa volta, mais preciso, mais urgente é a luta. A luta, de cada um, pela informação, pelo esclarecimento, enquanto a expressão mais premente da luta de classes. Como quem está no polo oposto, servindo-se da RPT, RDP & Cia., tão bem sabe. E tão bem sabe fazer na permanente busca da desinformação e do obscurantismo que prossegue o que foi tarefa exemplar e brutalmente executada por Salazar.
E quero afirmar, de novo, o que sempre pensei e disse: a este concurso deveria ter-se dado o que ele merecia, apenas desprezo. Percorrer um caminho que se sabe minado, armadilhado, é ter a certeza de que as minas serão pisadas, que as armadilhas de nós se alimentarão.
Mas foi assim. Paciência. Só resta continuar a luta!

6 comentários:

Anónimo disse...

Não se preocupem! Dos que votaram no Salazar, eram quase todos de Santa Comba Dão!

Anónimo disse...

Só mesmo os comunistas para levarem a sério um concurso destes.

Debaixo do Bulcão disse...

Mas não estaremos realmente a fazer uma tempestade num copo de água?
É a minha opinião, de comunista, assumido, e que assina:

António Vitorino

vitorinices.blogspot.com

betinha disse...

Desprezo, é o que se deve dar!

Unknown disse...

Concordo contigo, querido camarada Sérgio. Que nojice de programa! E participar naquela fraude, invoque-se o que se invocar, só serve, serviu, para a credibilizar. E hoje descobri que inúmeras pessoas recusaram participar assim que souberam que o bandalho fascista seria um dos concorrentes.
Estava tudo minado e só mesmo uma ingenuidade muito grande pode levar algum antifascista a participar naquela trampa, cujo objectivo foi, desde o início, branquear 48 anos de ditadura fascista.
E os que acham que estamos a fazer uma tempestade num copo de água, esquecem que um povo que não conhece a sua história arrisca-se a repetir no futuro os erros do passado.
Nojo e raiva é o que sinto. Passaram apenas 33 anos desde a Revolução de Abril, para mim a página mais bela da nossa longa História, construída com imenso sacríficio, abnegação e coragem, por milhares de homens e mulheres, sobretudo comunistas, que deram tudo para que este povo fosse livre. E a boçalidade, a estupidez, a crueldade dos desmemoriados, num ápice responde com esta infâmia.

miguel disse...

mas nós, comunistas, não participámos no programa! (só para relembrar)

também assinalo: não esqueçam que 2500 vermes podem ter feito aquele reultado. basta ter votado 20 vezes cada um, o que não me admira.

O povo esquece-se muitas vezes da sua história porque para tal de facto é condicionado. No entanto, não me parece que seja (ainda) o caso.