quinta-feira, março 08, 2007

Sabes tu, mulher...

Sabes tu, mulher, porque é que hoje
dia 8 de Março
é o dia internacional da mulher?

Saúdo-te, hoje, mulher, no dia que é o teu.

Saúdo-te com a alegria de quem inclui,
nas suas pequenas-grandes lutas,
a luta contra as discriminações,
a luta contra a desigualdade social entre o homem e a mulher.

Saúdo-te, mulher, porque, neste dia,
te sentes mais diferente e mais igual,
mais diferente porque eu sou homem e tu és mulher,
mais igual porque este dia é um dia de afirmação,
de afirmação de que temos os mesmos direitos.

Mas também te saúdo com tristeza.
Porque sei que, se te perguntasse
porque é que o dia 8 de Março é o dia da mulher?
me olharias espantada e, se me respondesses…,
dirias um sei lá convicto e indiferente.
E não podes imaginar quanto me custa
que, para ti, seja este dia um dia igual
ao de S. Valentim ou outro desses,
outro desses dias em que os pequenos comerciantes
aproveitam para tentar atenuar a crise - a sua, a dos pequenos…

Há 150 anos – porque foi em 8 de Março de 1857 –,
130 mulheres morrem queimadas num incêndio,
morreram num incêndio provocado contra elas,
fechadas numa fábrica em Nova Iorque, impedidas de sair,
apenas(!) por lutarem por uma redução do seu horário de trabalho,
de 16 horas diárias para o máximo de 10 horas,
por quererem salário e horário iguais aos dos homens.

130 mulheres, faz hoje 150 anos, morreram carbonizadas,
por lutarem por direitos seus, de mulheres trabalhadoras.
E foi uma mulher, Clara Zetkin, que nascera em 1857,
que, no dia 8 de Março de 1910, em Copenhague,
ao presidir à 2ª Conferência international das mulheres socialistas,
propôs a criação do dia international das mulheres,
dia de manifestação anual para lutar pelo direito de voto,
pela igualdade entre os sexos, e pelo
socialismo.

Divirtam-se, gozem a liberdade tão duramente conquistada
(porque, antes do 25 de Abril de 1974,
a todos estava vedado festejar o 8 de Março),
sejam felizes, ao menos neste dia em cada ano…,
mas lembrem, num minuto, as operárias de Nova Iorque!
Há 150 anos. Faz hoje!

6 comentários:

Anónimo disse...

Lembrarei sim, é indispensável lembrar, e lembrarei ainda, hoje e sempre, todas as mulheres que por este mundo têm morrido e continuam a morrer lutando pelos nossos direitos

Rosa dos Ventos disse...

Sabia!
E continua a haver muitas razões para continuarmos a lutar!
Mas não é com datazinhas...

Anónimo disse...

É um dia a comemorar, mas um bocadinho menos de propaganda comunista....

Jornal «Avante!»:

No dia 8 de Março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Este tipo de desinformação não é exclusivo do jornal oficial do Partido Comunista Português. Há dois anos conseguiu enganar uma jornalista do Público. Volto, por isso, a publicar meu anterior post:

* 8 de Março de 1857, trabalhadoras da indústria têxtil protestaram, em Nova Iorque, contra más condições de trabalho e baixos salários. A polícia dispersou, de forma violenta, as manifestantes. Em posteriores anos, nesta data, mulheres passaram a protestar por mais direitos (incluíndo o direito de voto).
* 25 de Março de 1911, um fogo no 8° andar do edifício onde estava instalada a fábrica têxtil Triangle (que ocupava os últimos três dos dez andares do edifício) causou a morte de 145 dos seus 500 trabalhadores, a maioria mulheres imigrantes. Na época, os tecidos, inflamáveis, eram “armazenados” por toda a fábrica, permitia-se fumar, para iluminação usavam candeeiros a gás e não havia equipamento de combate a incêndios. Grande parte das vítimas trabalhava no 9° andar, onde o aviso de incêndio chegou demasiado tarde (ao contrário do 10° andar) e no qual uma das duas portas existentes estava encerrada (para prevenir roubos, só uma saída estava normalmente disponível).

Nota: Até mesmo o Wikipedia foi “vandalizado” com estes erros factuais. Comparem a versão inglesa do artigo referente ao Dia Internacional da Mulher com a versão portuguesa:

The first IWD was observed on 28 February 1909 in the United States following a declaration by the Socialist Party of America. Among other relevant historic events, it commemorates the Triangle Shirtwaist Factory fire (New York, 1911), where over 140 women lost their lives. The idea of having an international women’s day was first put forward at the turn of the 20th century amid rapid world industrialization and economic expansion that led to protests over working conditions. Women from clothing and textile factories staged one such protest on 8 March 1857 in New York City. The garment workers were protesting what they saw as very poor working conditions and low wages. The protesters were attacked and dispersed by police. These women established their first labor union in the same month two years later.

——

A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários. As protestantes foram trancadas no interior da fábrica pelos patrões e pela polícia. Estes mesmos atearam fogo no prédio. 129 trabalhadoras morreram carbonizadas.

Retirado do Insurgente

Sérgio Ribeiro disse...

Caro anónimo do sec xx:
pois tirei a referência da Wikipédia, em português.
Você, talvez por estar mais perto do séc. xix, tem outra versão (onde, no mesmo texto, há a incongruência de se assinalar, em 1909, uma solidariedade relativamente a acontecimentos de 1911...). Como diria Brecht, há 5 maneiras de contar a verdade. E a verdade, confirma-o você, é que houve uma forma violenta de reprimir uma manifestação de mulheres trabalhadoras para passarem o seu horário de 16 para 10 horas de trabalho diário!
E é essa a razão para o dia 8 de Março ser o dia da mulher.

Anónimo disse...

Ai valha-me a santa paciência que já me vai faltando! Definitivamente, já não há pachorra.Eu , hoje, depois de ter passado um dia intenso e proveitoso num forum sobre o 8 de Março, abri o blog do meu querido camarada e amigo Sérgio Ribeiro,à espera dum poema e não fiquei decepcionada. Do que eu não estava à espera é de mesquinhices sem tom nem som. Enfim, há "penetras" em todo o lado. Que se há-de fazer, aparecem sem ser convidados.

Unknown disse...

Sérgio Ribeiro,

Só hoje encontrei nestes comentários a referência ao meu antigo post.

Devo informar que o Dia Internacional da Mulher é comemorado por diversas razões, entre elas a manifestação de 1857, a declaração de 1909 do Socialist Party of America e o incêndio de 1911.

Contudo, juntar tudo na mesma história não é factualmente correcto, nem sequer dignificante da história dos direitos das mulheres.

Cumprimentos