domingo, março 23, 2008

Os símbolos e o que... simbolizam

(ver "post" anterior)

No começo da década de 90, em revista com um interessante/apetecível grafismo, dei alguma colaboração. Propunham, ou perguntavam. E eu escrevia, ou respondia.



O nome da revista era aliciante, Nuestra Bandera, e o grafismo do cabeçalho interessante, como ponto de interrogação a destacar-se: uto?ías!

Esse grafismo parece ter tomado conta do partido que "animava" a revista, e no número de 3 anos depois, que era dedicado ao congresso desse partido, lá estava:

A foice transformada em ponto de interrogação e o martelo em ponto de exclamação, parecendo hesitar-se entre a afirmação e a dúvida, quando - isto acho eu - a afirmação nasce das dúvidas, a partir de princípios, valores, convicções, que têm expressão em símbolos!

Teria sido por "marketing" e para "comprar votos"? Valeu a pena?

Nós por cá... tudo bem!

Um Partido para velhos que se sintam novos e com futuro, um Partido para jovens que se revejam no passado e não se sintam velhos!

(pode ser que venha a haver mais... mas, por agora, fico-me por aqui)

6 comentários:

GR disse...

Fui espreitar à net. Dá para ler os teus ensaios, na revista “politico – filosófica”
O grafismo da revista está muito inovador, (vou ler alguns).

Quanto ao 2º, terá sido uma ideia gráfica pensada, muito ambígua, com grandes intenções “futuras” no partido de Santiago Carrinho.

Contudo, essa Revista dava muito jeito nos dias que correm, no nosso país.

GR

Anónimo disse...

É claro, GR, que nos fazia imenso jeito uma revista "político-filosófica... mas olha que O Militante - não sendo, nem podendo, nem devendo ser essa revista - merecia ter outra divulgação, ser instrumento de estudo-trabalho/trabalho-estudo dos nossas camaradas.

GR disse...

Tens toda a razão!
Sobretudo a mim, nem sabes a necessidade que tenho de ler o Militante. Tenho também muito prazer.

GR

Anónimo disse...

Também fui, agora, espreitar à net a Nuestra Bandera. Mas, ou vi mal porque apressado, ou não se tem acesso à minha colaboração. Que foi nas alturas de Maastrich (há 15/16 anos)... e entretanto muita coisa se passou.

GR disse...

Também não vi!
Vou tentar pesquisar melhor.

GR

Anónimo disse...

Thanks for sharing your thoughts about lorenso. Regards
Here is my web blog :: best online casino