quinta-feira, março 06, 2008

Ourém falada na RTP1

O telejornal da RTP1 de há pouco acaba de informar que, cumprindo ordens da sua Direcção Nacional, agentes da PSP visitaram, entre outras, escolas de Ourém para saber quantos professores destas escolas participariam, no próximo sábado, na manifestação que se realizará em Lisboa.
Não, decerto, para melhor organizarem o trânsito na(s) cidade(s), no sábado de manhã; não, decerto, para reforçarem o serviço de vigilância de casas que ficarão eventualmente vazias.
Porquê Ourém? Por amostragem? Por ser estranho também de escolas de Ourém haja quem queira juntar-se a um protesto? Por se avaliar ser mais fácil, através de formas subtis de intimidação, desmobilizar em Ourém do que em Avis, Seixal ou Marinha Grande?
Isto já não é falta de vergonha ou despudor, é verdadeiramente uma ameaça a juntar a outras!
Quem já viveu muito não pode deixar de lembrar um "ambiente" no ar que nos querem fazer respirar, de reconhecer algumas práticas que a derrota do fascismo faria crer que não voltariam.
O que está em causa é muito mais que esta obsessão de nos pôr a avaliar uns aos outros, a olharmo-nos como rivais, concorrentes, inimigos, a vivermos vazios de solidariedade para com o vizinho, de confiança nos próximos, de entre-ajuda no trabalho.
Há que acabar com a distracção, com a falta de vigilância, com o laxismo que nos trouxe até este ponto tão baixo, tão anti-democrático, tão desumano.

1 comentário:

Sal disse...

Sérgio: os cães vão ladrar, mas a caravana vai passar.
E de sorriso nos lábios.

beijito