quarta-feira, fevereiro 18, 2009

As "efemérides" dos séculos

Ontem, ao regressar a casa, "apanhei" com aquela conversa de fim de dia entre os Carlinhos - o Magno e o Amaral Dias -, na RTP1. O que é magno, de forma atabalhoada, o que não é costume dele, e baralhando-se cronologicamente, o que o psicanalista amaral corrigiu, começou por avançar com a tese (?) de que Darwin era o homem do século xix, e Freud o homem do século xx. Estes é que!
E então sobre a importância do Darwin, o "homem do século xix", na questão social, das sociedades, o magno não teve palavras a medir... Deu-me para rir.

Desliguei o carro e o rádio quando estavam os dois embrulhados com o Freud e o Júlio Verne e qual é que teria sido conveniente que tivesse nascido antes. Senti-me aliviado e voltei aqui a este cantinho e à série relativa à "efeméride do dia". Publiquei, no som da tinta, o terceiro episódio, com o começo de uma carta de Álvaro Cunhal ao director da Penitenciária, de que recomendo vivamente a leitura.


4 comentários:

Anónimo disse...

É particularmente notável nesta, como aliás em quase todas as suas cartas, a (só) aparente facilidade como consegue manter o discurso num tom de elevação, de dialéctica racionalidade, que toca muitas vezes mesmo o da argumentação pedagógica, apesar de o seu interlocutor acumular o facto de personificar o seu inimigo político e de classe, com a circunstância de ser, ao momento, o seu próprio esbirro. Por si só, este exercício, seria suficiente para definir a qualidade da personagem em questão!

Anónimo disse...

O tempo corre e as máscaras dos comentadores vão caindo, cada vez com maior velocidade.
Ainda os ouviremos dizer, energicamente e com a voz bem colocada, que as botas de elástico são o melhor que há para a saúde.
É só uma questão de tempo e de um bom pagamento.

Campaniça

Sérgio Ribeiro disse...

r. - obrigado pelo comentário que diz o que tanto gostaria que fosse lido.
campaniça - pois é. São mesmo uns cumentadores!

Anónimo disse...

-Estou simplesmente pasmado!
-Que bonito e gratificante foi o passeio pelo Som da Tinta.
Obrigado.