terça-feira, maio 11, 2010

MDM - Congresso - 1

Este é o programa do 8º Congresso do Movimento Democrático de Mulheres, para que deixei aqui há dias um endosso do convite.Venho de um tempo em que, talvez face às realidades da guerra colonial e da emigração, se começou a dar uma importância diferente à condição e situação da mulher. Decerto também, e sobretudo, pela luta das mulheres e de quem, não o sendo, tomou consciência da inaceitável desigualdade social com base no sexo. Tanta coisa mudou nos anos 60! Como, por outras paragens se vinha tentando. Como se continua...


Não me vou prolongar esta outra referência ao 8º Congresso do MDM, apenas lembrando, de novo, um tempo de noivas-que-nunca-mais e de viuvas de vivos. Como era o excelente título do livro de Joaquim Lagoeiro, de que andei à procura nestas desarrumadas estantes em que fui separando livros sobre a situação e a condição da mulher. Fica, aqui uma primeira amostra:


7 comentários:

Anónimo disse...

desculpe Sérgio Ribeiro, se me permite trata lo assim, e se me dá permissão de utilizar seu blog para desabafar, já que eu não tenho um blog, estou enojado de tanto papa, de não ter para onde ligar com quem desabafar, rtp, sic, tvi, eu sei que há mai canais, mas não tenho dinheiro dinheiro, ou seja para tv cabo!
Já estou com nauseas, de tanto papismo.
Que povo este!

Anónimo disse...

Sabe, Sérgio Ribeiro, eu tenho seguido o seu blog com muita atenção e hoje vi o programa dos "prós e contras" onde o SÉRGIO participou em 2008, além de já o ter ouvido e visto em pessoa, e eu ter lido um livro de sua autoria, "50 Anos de Economia e Militancia", e tentar sempre que posso através do Avante saber se vai dar mais uma sessão de esclarecimento, e isto porquê?
Muito simples, para mim é como se estivesse a ouvir um professor a dar uma aula de economia, com uma simplicidade e de uma forma tão esclarecedora!
Peço desculpa estou a escrever isto com lágrimas nos olhos com sentimento, porque já aprendi alguma coisa com o camarada, se não aprendi mais, a culpa não é sua é, unicamente só minha, a ultima que assisti foi muito recente e houve pessoas que o questionaram mas poucas infelizmente, mas o Sérgio com a sua simplicidade e como professor respondeu a tudo e a todos e deixou nos a pensar! VALEU APENA !

MUITO GRATO, OBRIGADO!

UM ABRAÇO

Anónimo disse...

só mais uma coisa desculpe o texto acima não sou uma pessoa como hei de dizer......literada "estara corrreto?" só tenho a quarta classe !

Sérgio Ribeiro disse...

Ó meu anónimo camarada,
os teus comentários, se me dão uma grande satisfação por colocares em relevo alguns aspectos para mim, para o meu comportamento, de enorme importância, deixam-me embaraçado.
O que me estimula é saber que estou, ou estarei..., a ser util, ajudar alguém (e a ajudar-me!) a TOMAR CONSCIÊNCIA e a tomar partido!

Um grande abraço, que apenas lamento seja anónimo...

(manda-me um mail, p.f.)

Sérgio Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

eu não sei teu e mail, mas aqui vai o meu, filipe.60@hotmail.com

Graciete Rietsch disse...

Com a luta persistente e justa vamos melhorando a nossa condição. Mas há ainda longo caminho a percorrer. É preciso que homens e mulheres sejam companheiros,lutem igualmnte por um novo mundo,sem complexos e em igualdade.
Eu costumo dizer Homem e Mulher a mesma luta as mesmas oportunidades. E para isso lá está o MDM em cujo Congresso eu participarei.

Um abraço.