terça-feira, maio 04, 2010

Os ex-... e uma maneira de fazer política

Agora, são os ex-ministros das finanças. Vão ao ex-primeiro ministro, que das finanças é além de ser presidente da República. Fazer o quê? Fazer política!
Não será uma nova maneira mas é uma maneira nova na utilização do prefixo ex-.
Serão 9 ex- a fazer pressão para aumentar a pressão que está a ser feita.
Como o primeiro-ministro, que ainda não é ex- nesta modalidade, conservou, da sua incursão rápida pelo keyneseanismo e ataque ao liberalismo, uns resquícios, aliás vultuosos, chamados TGV ou CGV, IIITT e, embora se fale menos, NAL, é por aí que o atacam os seus parceiros-adversários (ou vice-versa). Agora, com a ajuda do ex-ministros das finanças em reunião com o PR (ver tradução de abreviaturas abaixo), tudo a fazer pressão. Para quê? Para fazer política...
Não basta o PEC e as privatizações acop(u)ladas, não basta a prioridade absoluta (e exclusiva) para o ataque aos assalariados, aos desempregados, aos reformados e pensionistas. Na mesma onda de política de imagem, vá de levantar toda a poeira ali para Belém, com o barulho do "toque a rebate" dos ex-ministros, agora que podem contar com uma imagem que chega a passos de coelho. Passos comedidos qb.
Vale (para) tudo. Mas, no fundo, tudo colimado no alvo para que não encontro outra designação que não seja luta de classes.
Obsessão cá minha? Talvez... mas que bem alimentam e fundamentam todos os ex-, alguns deles ex-disto que eu sou (mas não obcecado... acho eu).
_____________________
Siglas:
  • TGV ou CGV - trains-trens ou comboios de grande velocidade
  • IIITT - 3ª travessia sobre o Tejo
  • PR - presidente da República
  • NAL - novo aeropoto de Lisboa
  • PEC - programa de estabilidade e crescimento (2010-2013)... pois está claro!

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Parece que brincas mas dizes coisas muito sérias.

Um beijo com toda a admiração.

Fernando Samuel disse...

Os ex são uma das maiores pragas no sociedade portuguesa actual...

Um abraço.

Justine disse...

Ah, os ex ressabiados são um perigo:))))

Fel de cão disse...

Vem aí algo de novo...não sei o quê mas vem. Os ratos estão (não a abandonar o navio porque para eles ainda vai chegando...)mas a sair da toca.Os que deviam ser condenados pelos crimes económicos que cometeram vão "aconselhar" o seu "Mestre"...É como digo vem aí algo de novo...uma certeza tenho,vindo de onde vem, não vai ser nada de bom.

samuel disse...

Alguns ex lembram-me crementos... o que deve ser algo estúpido, pois é uma palavra que nem existe...

Abraço.