quarta-feira, agosto 04, 2010

Album - 9

O tempo passa! Grande verdade... como dizia o outro (creio que de La Pallisse). Ou os outros...
A ver fotografias nos perdemos. Não tanto o tempo, mas no tempo e nas recordações.
Como já aqui, no álbum, coloquei algumas da minha passagem pelo Parlamento Europeu (eram às dezenas as que os serviços nos faziam chegar, sem grande preocupação orçamental...), e tinha preparada uma última, a minha última desta fase (prolongada!) da minha vida, fui buscar esta anterior, em que estou, com a camarada Ilda Figueiredo, há mais de duas décadas, na "casa dos deputados" (do PCP na Assembleia da República), num convívio com os que não eram de Lisboa e ali viviam durante a semana de tarefa parlamentar.

Logo virá a tal última...

11 comentários:

António Cândido disse...

Um amigo estupefacto, porque não acreditava no que lia, chamou-me à atenção para as conclusões retiradas da última reunião do CC do partido, particularmente uma que exige a criação de uma taxa extraordinária para todas as empresas que obtenham um lucro anual superior a 50 milhões de euros,ou seja 10 milhões de contos pela moeda antiga.
Então questionava-me e queria saber quais razões a que presidiram a tal "EXIGÊNCIA" e mais, porquê acima dos 50 milhões de euros, quando os trabalhadores e os mais pobres da população são completamente vilipendiados pela politica anti-social e anti-laboral do governo.
Então na minha modesta opinião, lá lhe foi dizendo que possivelmente o CC devia ter encontrado alguma possível razão para além daquelas que costuma encontrar quando defende mais APOIOS financeiros para os pequenos e médios empresários poderem enfrentar a perda de competitividade e assim evitar que os COITADOS se arruínem.

Diz-me ele revoltado,mas não achas que exigir acima de 50milhões de euros de lucro por ano, que é o mesmo que passarmos também a defender todos aqueles que estão abaixo deste número?Não achas que o partido está a levar longe de mais a sua aliança antimonopolista.

Digo eu,é pá,parece-me que tens razão,só espero que nas próximas manifestações, o CC não se lembre de incorporar lá essa exigência, porque senão os QUEQUES do BE, não me largam lá na empresa e ainda começam a dizer que o CC do partido está à direita deles. trabalhadores.

Amigo Sérgio, sendo você membro do CC e economista de profissão,veja lá se pode esclarecer este meu amigo.

GR disse...

LINDA!
LINDA fotografia.
Que mais posso dizer?
Tenho muito orgulho em militar neste grandioso Partido, constituído por pessoas desta elevação, Ilda Figueiredo e Sérgio Ribeiro.
Gd Bj,
GR

João Silva disse...

Sérgio
Parece-me que o Cândido vai-te fazer passar o resto da noite a ROÊR as UNHAS.
Entre outras eu por acaso também não consigo entender ESTA.
Como também não consigo entender a passividade do partido e da CGTP, perante a ofensiva capitalista do governo,não achas que o dia em que as politicas do governo passaram a ser aplicadas, devia culminar com o radicalizar da luta?
Um abraço fraternal
João Silva

poesianopopular disse...

Nesta altura ainda se faziam balanços, e mediam forças!
Agora tudo é diferente, para pior.
Abraço

Graciete Rietsch disse...

Também me cria uma certa perplexidade, mas como não estou bem dentro do assunto vou procurar informar-me.
Quanto à fotografia acho-a maravilhosa. Dois grandes camaradas, um amigo e uma amiga que eu comecei a apreciar logo a seguir ao 25 de Abril. Era tão nova mas já mostrava bem o seu valor.

Um beijo garande meu camarada e amigo.

Sérgio Ribeiro disse...

GR - Obrigado, amiga GR. Confesso que também gostei de me rever na companhia da Ilda tão novinha. Como se dizia em Becket: é bom vermo-nos no espelho da juventude e reconhecermo-nos,

poesianopopular - olha que não, camarada. Quando se está a lutar nunca nada é pior... o que pode haver é outras e novas e maiores dificuldades.
Há nesta diferença de formulação uma "subtileza" que sei que bem perceberás.

Graciete - o quê, camarada Graciete? A questão levantada por esses anónimos que com abraços (e fraternais...) vêm comentar usando nomes (ou heterónimos)que não lhes retiram o anonimato?
Todas as decisões do CC são discutíveis, mas são colectivas e após propostas e discussão. No comunicado do CC - que está na íntegra no avante! ou no site -, na passagem em que se denunciam e atacam as medidas que estão a ser tomadas com o argumento da necessidade de recursos financeiros face ao endividamento e ao défice, também se diz que seria necessária, sim, uma política que (entre outras coisas) «... enfrente com coragem os grupos económicos e financeiros e vá buscar recursos onde eles existem, obrigando a banca a pagar 25% de taxa efectiva de IRC; limitando as operações no offshore da Madeira visando pôr-lhe fim; aplicando uma taxa extraordinária de IRC a empresas que tenham mais de 50 milhões de euros de lucros por ano; impondo, no imediato, a tributação das mais-valias realizadas na bolsa e dos privilégios dos gestores de grandes empresas; concretizando medidas fiscais que permitam no imediato arrecadar três vezes mais do que o aumento do IRS e dos preços pela via do aumento do IVA decretados pelo Governo, designadamente pela criação de um novo imposto, que taxe em 0,1% todas as operações bolsistas e em 20% as transferências financeiras para os paraísos fiscais, e uma tributação extraordinária dos patrimónios mais elevados.(...)»
E isto, e muito mais, na actual situação da relação de forças sociais, não no socialismo mas e com o socialismo como objectivo sempre presente na luta, como aliás, fecha o comunicado.
Obrigado caloroso pelo comentário à foto.

Abreijos

Graciete Rietsch disse...

Querido amigo e camarada
Obrigada pelas explicações.
Eu devia estar muito cansada para não ter ultrapassado a provocação, até porque conhecia todas as medidas que indicaste.
Mas eu sou uma militante comunista com confiança nas decisões colectivas do Partido até porque nós próprios só se não quisermos é que não damos o nosso contributo.

Um beijo, amigo e camarada Sérgio.

Justine disse...

Tão "escurinho"...:))))
(mas ainda me lembro)

samuel disse...

Bela foto! Escurinha... como já foi dito. :-)))

Abraço.

Maria disse...

Tão jovens, ainda, como hoje. Sim, porque a idade não é a que consta do BI mas a que temos dentro da cabeça!!!

Abreijos.

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete - querida camarada, pareceu-me necessário dizer duas palavrinhas porque andam por aí umas melgas... deve ser do calor!
Justine - ... e contigo as barbas foram ficando brancas... para dar com o teu cabelo...
samuel - Escurinhas eram as barbas. Mas já não são... A foto continua!
Maria - Assim o queremos crer!

Abreijos