quarta-feira, agosto 18, 2010

Poemas cucos* (e outras coisas cucas) - 2 (Neruda)

Este até gosto de ler em voz alta!:

À maneira de (plágio
ao) “capitão” Pablo Neruda


Na minha pátria de montes e de rios

há um povo

Na minha pátria há montes.
Na minha pátria há rios.

Vem comigo!

A noite e o frio sobem aos montes.
A fome e a névoa descem aos rios.

Vem comigo!

Quem são os que sofrem?
Não sei quem são, mas sei que são meus irmãos.

Vem comigo!

Não sei quem são, mas chamam-me.
São meus irmãos e gritam “sofremos!”.

Vem comigo!

E dizem-me
“o teu povo, o teu povo infeliz,
entre os montes e os rios,
entre a raia e o mar,
com frio, fome e dores,
não quer lutar sozinho,
o teu povo que contas e cantas,
espera por ti, amigo, camarada, irmão!”

E tu, ó tu que eu amo!,
frágil,
pequeno grão,
pequeno grão vermelho de trigo.

Vem comigo!

Será dura a luta
- a vida é dura, amor -
mas sei que virás comigo!


__________________________________
(*) - Os cucos são aves conhecidas por chocarem os ovos em ninhos feitos por outros/as; também se aplica o epíteto a algumas “aves” humanas que se aproveitam do trabalho dos outros/as

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Agora mesmo liguei o computador e li este maravilhoso poema. Fiquei encantada, comovida, estupefacta... não encontro palavras.
É lindíssimo.

Um beijo.

Fel de cão disse...

Neruda é o meu poeta de eleição.Mas ainda não me entranhei nele. Leio Neruda há mais de 40 anos e de cada vez que leio os seus poemas (no original e nas várias traduções)descubro sempre uma palavra,um verso,um pequeno nada que me deslumbra. Neruda sempre.

Jorge Manuel Gomes disse...

A vida é dura Camarada, mas estamos contigo.
O que conheço de Neruda foi através do filme "Il Postino" ("O Carteiro"). Muito forte, este poema é.
Mas é favor não esquecer a economia e o ensino da mesma. Deixe a reforma para um outro amanhã.

Um grande abraço desde Vla do Conde.

Jorge Gomes

Maria disse...

É a única forma, irmos todos juntos...

Beijo.

Anónimo disse...

Attractive part of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to
claim that I acquire in fact enjoyed account your blog posts.

Anyway I will be subscribing on your feeds
or even I fulfillment you access constantly fast.
Feel free to visit my blog ; sky sports football transfer news