quarta-feira, agosto 11, 2010

Na morte de António Dias Lourenço

Sobre a vida de António Dias Lourenço, páginas e livros se poderiam escrever, documentários e filmes se poderiam fazer. E fizeram. Na sua morte, tal foi lembrado e mais páginas se escreveram. Algumas, comovidas e comoventes.
Um mail de amigo, chamou-me a atenção para um texto de Pedro Tadeu, no Diário de Notícias - pode ser lido aqui -, que reconforta ler.
No entanto, junto a esse texto, há (ou havia quando por ele passei) 25 comentários, por onde passei os olhos e, depois, li com (i)merecida atenção. Confesso a perplexidade, a tristeza que alguns desses comentários me provocaram. Será estranho que ainda assim me sinta agredido por tanto ódio, alimentado pela ignorância, a informação "histórica", o preconceito... mas é verdade que o sou.
Como é possível que haja gente assim?!
Há! É "daquela massa" que as circunstâncias fazem os "capazes de tudo", auto-justificados para tudo fazerem ao serviço de interesses desumanos que os comunistas combatem como a vida de Dias Lourenço foi exemplo. São "daquela massa" os assassinos e torcionários a soldo.
Assusta. E avisa! Avisa que, sendo a natureza humana o que é, a nossa condição pode fazer de alguns de nós, em certas circunstâncias, "lobos do homem" (agressores quotidianos até ao assassinato na violência doméstica, mercenários em grandes manobras militares, torturadores de semelhantes de outra eventuais religiões, exterminadores de gentes de outra cor de pele, anti-comunistas tão primários - e disponíveis para o que preciso for julgado - que indignos da etiqueta de primatas).
Capazes de tudo... na coerência dos escritos, que surpreende que estejam habilitados a alinhar, letra após letra, palavra a seguir a palavra.
Assusta! Avisa. Mas não trava a luta que é nossa.
______
E ainda me queixo, às vezes, dos anónimos que, por aqui, intentam incomodar-me...

10 comentários:

Mário disse...

Bonito artigo. Com relação aos comentários(como referes), não espelham mais que a frustração de uma parte da sociedade que dificilmente conhecerá a emancipação. Lutemos então contra essa dificuldade!

Curioso do Mundo disse...

Nesses comentários tenho escrito muitas vezes que os EX(?) Pides(agentes ou bufos) estão aí vivinhos da silva sentados algures a fazer esse trabalho encomendado e certamente bem pago.Responder na hora é tarefa de todos nós!

Abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Mário - Lutaremos então!
Curioso do Mundo - De acordo. Às vezes não lá, mas junto de quem nos leia e ouça. Valorizo imenso quem ali, naquelas bagunçadas (como nos programas de rádio), levanta a voz e procutra fazer-se ouvir, embora por vezes me interrogue se não estamos a passar a fronteira da resposta à provocação... De qualquer modo, a luta. Sempre!

Abraços

J.A. disse...

Entrem de novo em "imperiobarbaro" e acompanhem o diálogo em torno do artigo "A caricatura (da realidade)".

J.A.

Fernando Samuel disse...

Reacções normais de reaccionários (a)normais...

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

Li o artigo. Gostei. E continuo a pensar que não há perdão para certas atitudes e comportamentos, porque têm objectivos bem definidos. Regesso ao fascismo.

Um beijo.

Maria disse...

É um belo texto, o do Pedro Tadeu. A quem não auguro um grande futuro no DN...
Não li os comentários. Já chega o que por vezes leio por aqui.

Beijo.

GR disse...

Gostei do texto.
Não li os comentários! Há dias em que a fúria vira tristeza!

Bjs,

GR

samuel disse...

Habituado como estou a consultar os jornais, mais na net do que em papel, já nem ligo à esterqueira que são, normalmente, os comentários que aí se publicam... mas que é inquietante, é!

Abraço.

Antuã disse...

Mais tarde ou mais cedo o Tadeu vai para a prateleira.