quarta-feira, agosto 11, 2010

O negócio da doença

Para além dos casos - e das suas impressionantes e dramáticas consequências humanas, vítima a vítima -, há que sublinhar a ilustração, desde a ausência de autorização prévia para o exercício de actos médicos até às consequências destes, do
privilégio factual do negócio da doença
sobre o constitucional direito à saúde
e, também, da aplicação daquela fórmula cheia de consensualidade que, a partir da sua expressão poluidor-pagador! estará a fazer todo o caminho até chegar à tácita aceitação do crime porque o criminoso vai a julgamento (o que não é o mesmo que ser julgado...), passando pela acto médico ilegal com consequências dramáticas-indemnização às vítimas.
_____________
... e não vou colocar, aqui e mais uma vez, a fachada daquela "clínica oftalmológica" no Algarve, a que muitos "vizinhos" já tanto, e justamente, deram notoriedade.

15 comentários:

Justine disse...

É isto mesmo! E é uma vergonha! Enquanto, pouco a pouco, se estrangula o SNS!

poesianopopular disse...

O anestésico(PS)continua a deixar os portugueses, incensíveis e aptos para todas as operações!
É triste, ver alguns alertando para as realidades, enquanto a maioria, vai para a praia, para o futebol, e se preciso fôr, ainda desabafa dizendo _lá estão vocês com a mania da perseguição.
Na verdade porem, cada vez temos mais argumentos (melhor fora que não tivessemos) de prova que justificam tantos alertas, basta lembrar a realidade presente.
Abraço

Maria disse...

E assim vai este país...

Um beijo.

António Cândido disse...

Sérgio
Sobre a tal proposta que o COLECTIVO do CC faz, no sentido de se criar um taxa extraordinária,(o que quer dizer temporária)sobre todos os capitalistas que apenas estão acima dos 50 milhões de euros, o que quer dizer que o grande grosso da classe capitalista, ficará ISENTA de tal imposto,(é preciso ter em conta que os pequenos e médios capitalistas industriais e comerciais representam 70% do tecido económico nacional)como a dita taxa a criar de 0,1% sobre os especuladores bolsistas é uma RISADA completa e só pode ser encarada como uma BRINCADEIRA POLITICA, própria dos dias de carnaval.

Eu só não lhe respondi porque confirmou o que eu nunca pensava que viesse a acontecer,o que não deixa de aumentar as minhas preocupações politicas em relação à capacidade da maioria dos membros do COLECTIVO do CC.

Mas já agora, como as dúvidas se estão a acentuar quanto à justeza desta politica, queria ser esclarecido sobre o seguinte:

Dado que o monopólio, nasce da livre concorrência gêrada pela economia capitalista e se o partido continuar a EXIGIR uma politica de apoio aos pequenos e médios capitalistas e taxas extraordinárias só para aqueles que têm lucros superiores a 50 milhões de euros por ano, para os ajudar a confrontarem-se e melhor resistirem à crise económica e em face deste APOIO eles crescerem e se tornarem grandes capitalistas, qual vai ser a atitude politica do partido? Passará depois a lutar contra eles, quando antes os ajudou a crescer,e voltamos de novo ao principio para ajudar-mos outros a crescer, porque passarão a ser vitimas dos primeiros e assim sucessivamente.Como vai ser?

Será que esta politica tem alguma coisa a ver com o Marxismo?Explique-me por favor.

Nota: Eu hoje só cá vim, porque também foi confrontado com um e-mail que me remetia para o "império" e no qual deparei com a sua afirmação.
Já agora gostaria de lhe dizer que os termos com que se dirige a camarada Graciete são indecorosos, autoritários e impróprios para quem se assume de comunista.

Quanto aos comentários, no "impériobarbaro" aconselho todos a lê-los, porque são bem esclarecedores e aprofundam a critica em relação às politicas erradas que o partido propõe.

Um abraço fraternal
António Cândido

António Cândido disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
António Cândido disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sérgio Ribeiro disse...

À Justine, ao poesianopopular e a Maria, e a todos os meus desejados visitantes, espero que me relevem as companhias que permito que entrem neste meu cantinho.
Não abdico do princípio de manter este espaço aberto, o que não quer dizer sem quaisquer retrições. Qual o limite? Três "lençóis" repetindo posições que, com a capa de discordância são pura provocação terminada com o insulto de considerar como "indecorosos, autoritários e impróprios para quem se assume de comunista" os termos em que dirigi à camarada Graciete (que saudo com amizade e camaradagem) e a despedida hipócrita de um "abraço fraternal"?
Parece que sim!
Pelo menos, e para já, vou apagar dois dos comentários de um dito "António Cândido" que apenas são cópias daquele que ainda mantenho.

GR disse...

Uma situação inadmissível, desumana só num país 3º mundista!
Como é possível um homem de 83 anos fazer uma operação às cataratas ficar cego e ter de retirar os olhos? E uma jovem senhora de 35 anos de idade, para corrigir a miopia estar cega?
O dito “médico” diz para os pacientes “não se zangarem” pois vai dar indemnizações a todos? (que remédio).
A besta ainda não reparou que o dinheiro não paga tudo?
Responsabilizo o governo de todos estes acidentes!

Bjs,

GR

António Cândido disse...

Sérgio

Você não respondeu às questões que lhe coloquei,não fuja, porque você tem imensas responsabilidades em todas aquelas medidas e politicas que o partido defende.Que são uma vergonha!

Eu sou membro do partido e sinto-me envergonhado com tais situações, só militantes inconscientes ou ignorantes podem aceitar tal coisa.

António Cândido

Graciete Rietsch disse...

Querido camarada Sérgio quero que saibas que não fiquei nada ofendida com as palavras que me dirigiste a propósito da minha referência ao comentário do sr. António Cândido que eu nem sequer conheço . É que naquele momento apenas fiquei fixada à taxa sobre 50 milhões de euros, esquecendo-me de todas as outras propostas e lutas do PCP. Tu apenas vieste relembrar-mas, o que eu agradeço.
Um beijo da amiga e admiradora Graciete

Mário disse...

isto será a foice em seara alheia, mas não com intenção de roubar:

O camarada Cândido, por defesa das suas opiniões, quer então passar algum tipo de atestado aos seus "iguais"?

Saiba que, posso até entender algumas das dúvidas do chispa, ou da chispa, a confusão que a palavra "mista" lhe possa supôr, que os condicionamentos da maioria raramente o são de todos, mas, para que considere alguém um Comunista, como aspecto básico, devo encontrar actividade nos chamados neurónios espelho, esses que revelam a capacidade e o tipo de empatia que se mantêm na idade adulta (ainda que não obigatóriamente emancipada), e que, permitem perceber as experiências, as contradições e as soluções encontradas por cada um para cada ocasião. Assim de repente, e utilizando uns poucos heurísticos, os usuais numa análise usual, encontro no seu discurso certo afastamento da realidade.

Apenas a "minha" opinião.


(Obrigado Sérgio)

samuel disse...

Bem mais antónio que cândido... ou então nem isso... :-)))

Abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Um membro do Partido tem dúvidas, quer pôr questões? Tem o dever de as colocar. Assim? Desta maneira? Aqui? Só se for um... "membro do partido".
Um camarada quer interpelar-me sobre qualquer posição minha, ou atitude que tomei, ou palavras que proferi, e quer que o esclareça porquê assim foi ou fiz? Muito lhe agradeço, e terá resposta pronta e transparente. Aqui, ou por mail, ou - melhor, se possível! - pessoalmente.
Um António Cândido, heterónimo de anónimo, acusa o PCP de erros de lesa-socialismo truncando e falsificando posições, responsabiliza-me pessoalmente, agride-me simulando ter "luva branca", procura cavar clivagens onde possível com truques e melífluos enredos? Talvez se julgue "el comunista", mas falta-lhe "chispa", até porque sózinho nem ninguém será comunista nem com a ajuda de José Staline, sobre quem haveria muito a conversar, tal como sobre quem lhe sucedeu com e depois do xxº Congresso. E conversarei, com todo o gosto, e com quem quiser, menos com falsos camaradas, e não aqui.

Obrigado, mais uma vez - e sempre -, camarada Graciete

Abraços fraternos, Mário e Samuel (apesar de filho único, tenhos muitos a quem os dar)

Sérgio Ribeiro disse...

GR - O caso é escandaloso e dramático. E é o resultado de uma política! Há que responsabilizar!

Beijos

Antuã disse...

O homem não tem nada de cândido.