terça-feira, agosto 24, 2010

Para que fique claro

Em razão de algumas dúvidas que me colocaram, e para que fique inteiramente claro o modo como funcionamos, escrevo esta mensagem às 23:48 de 23 Agosto e vou fazer uma opção de postagem para as 11 horas de amanhã, 24 de Agosto.
A essa hora, e pontualmente como é nosso hábito, começará a reunião do Comité Central eleito pelos delegados eleitos ao Congresso de 2008. Porquê tão tarde? Porque muitos dos camaradas se deslocam de longe - irão do Algarve a Trás-os-Montes - e hoje, até tarde, têm trabalho, partidário ou não, para fazer (eu, por exemplo, que não me desloco de muito longe - chegam duas horas, com uma hora e meia de autocarro - não podia ir hoje para Lisboa porque tive reunião da concelhia até há pouco).
Pois nessa reunião, como já vi e ouvi anunciado vai ser decidido qual vai ser o candidato do PCP às presidenciais. Foi até dito que "amanhã será anunciado..." como se fosse coisa já decidida.
Pois não está!
De acordo com os nossos modos de proceder, depois de consultas que lhes pareceu convenientes, os organismos executivos do Comité Central (a Comissão Política e o Secretariado), na reunião convocada para as 11 horas, e no 1º ponto da ordem de trabalhos, vão apresentar a proposta do camarada a cumprir essa tarefa e, cumprindo decisão anterior (que pode, evidentemente, ser alterada... mas só pelo organismo que a tomou, e que foi o CC), será um membro do CC. Essa proposta será apreciada pelo colectivo do CC, que a discutirá e decidirá. Só depois se pode dizer quem será esse nosso candidato, e deverá ser o Secretário-Geral a fazê-lo. Nada impede que a discussão possa levar a decidir diferentemente da proposta dos organismos executivos.
Nada na manga! Nenhum tabu!
Sem burocracia ou procedimentos de faz-de-conta, mas com lisura e coerência democrática. Sublinho: democrática!
Não estranhem, por isso, que a esta hora que escrevo não possa responder à pergunta sobre quem será o candidato do PCP à eleições presidenciais, e comece a reunião do CC, às 11 horas a que sai esta mensagem, sem o saber, como nenhum outro membro do CC o sabe.

5 comentários:

Maria disse...

É bom saber que a partir de hoje tenho (temos) candidato às presidenciais!

Um beijo.

José Rodrigues disse...

O centralismo democrático deste grande colectivo deixa a grande burguesia e seus lambe botas à beira de um ataque de nervos.Eles não sabem(?)que "a maior alegria do militante comunista resulta do êxito alcançado,não para benefício próprio mas para benefício do povo".In-O partido com paredes de vidro.

Abraço

samuel disse...

Cá estarei para tomar conhecimento... e para tomar partido! :-)))

Abraço.

Rogério Manuel Madeira Raimundo disse...

Caro Camarada, acho que cada membro do CC devia saber com antecedência, qual era a proposta de camarada para assumir esta importante tarefa e por sua x devia auscultar nas bases e nos organismos a que pertence...
aquel'abRRaço

Antuã disse...

A esta hora já sei.