domingo, agosto 22, 2010

Por onde vai a economia portuguesa?

Quando "dava aulas" (estranha forma de... dizer), um dos testes que fazia, mesmo em auto-avaliação, era perguntar aos meus alunos qual o título de um estudo do professor Francisco Pereira de Moura, que eu citara e que de que recomendara a leitura. E a resposta era invariavelmente errada. Em vez de Por onde vai a economia portuguesa?, respondiam-me (os que respondiam...) Para onde vai a economia portuguesa?

Aproveitava a "deixa", ou a escorregadela, para, depois de recomendar que se começasse a ler os livros, e todos os trabalhos, pelo título, fazer a distinção entre as duas proposições, sublinhando que, mesmo quando se sabe para onde se vai, pode ser de enorme importância a questão por que caminhos lá chegar.

Nós, por exemplo, estamos convictos que vamos para o socialismo, e alguma coisa queremos contribuir para lá chegar, mas podemos, nesse esforço/luta para onde vamos e queremos ir, por onde vamos nem sempre será a melhor ajuda para lá chegar mais deoressa e melhor. Que (e como) fazer?

Por outro lado, estando onde estamos, neste estád(i)o em que nos encontramos, mais importante que os objectivos afirmados - ou por quem não avaliou a possibilidade de os cumprir, ou apenas os afirma para conseguir resultados eleitorais (vivemos em democracia...embora bem desvirtuada), ou até procura alcançar outros bem diferentes - são os passos que estão a ser dados, as medidas que o poder, o real e o fa(n)ctual (de fantoche), toma ou intenta tomar e as suas consequências nas gentes que por estes tempos e caminhos vivem.

Vem isto a propósito (se é que vem...) de ter recorrido ao aparelho de busca da net para encontrar o trabalho de Pereira de Moura e, à pergunta por onde responderam-se com para onde e como!

Interessante, não é?

Depois, fui procurar Francisco Pereira de Moura e, claro, encontrei, entre outras coisas, Por onde vai a economia portuguesa? (o livro, evidentemente...)

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Grande confusão nas palavras utilizadas, mas também no seu significado, como muito bem explicas.

Um beijo.

Jorge Manuel Gomes disse...

Viva Camarada Sérgio,

Nós, Comunistas, sabemos bem por onde temos que ir para chegarmos ao Socialismo Científico.
Assim soubesse o Povo português!!!
Mas, como diria o Poeta, "isto vai Camarada, isto vai...". Com verdade na informação e formação.
Daí a GRANDE importância deste blogue e de outros como este.

Um grande abraço desde Vila do Conde.

Jorge Gomes

Antuã disse...

Haveremos de ir pelo melhor caminho, talvez o único.

samuel disse...

Como, ao que parece, os gregos já sabiam, essa é que é a verdadeira "crise"... a separação dos caminhos, a escolha...

Abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Meus caros visitantes (e, particularmente, comentadores), um pouco irritado, escrevi o texto e, sem o rever, cliquei publique-se. Acabo de ver que me saiu embrulhado, pouco claro. Pelo que, sem o modificar no essencial, prourei dar-lhe "uns toques", torná-lo menos confuso. Desculpem.

Abraços