sábado, agosto 28, 2010

Telegramas a partir de uma "revista de imprensa"

Duas notas telegráficas:

A.
A prova de rendimentos dos beneficiários que recebem apoios sociais vai passar a ser entregue obrigatoriamente pela Internet.
Se a intenção fosse a de apanhar e/ou evitar as fraudes seria estúpida!... porque os que, eventualmente. as estivessem praticando facilmente arranjam modo de enviar essa prova pela net; se a intenção é a de, com cortes nesses apoios, poupar uns cêntimos para equilibrar o desequilibrado orçamento é anti-social, é desumana pois os que mais precisarão desses apoios são, também, info-excluídos e a dificuldade de fazer prova pela net vai penalizar os que mais precisam desses cêntimos.

B.
A ler o espesso semanário que me ocupa o (in)ócio, entre muita coisa que, inevitavelmente, passará por esta via de comunicação, tropecei numa frase que me parece elucidativa de uma assumida e quase assustadora cegueira ideológica: « (...) A ganância, como se vê, não é mal próprio de um regime, de um estilo, do capitalismo ou do neo-liberalismo (...).
Do capitalismo OU do neo-liberalismo como exemplos de regimes, de estilos? Então, desculpem lá..., o neo-liberalismo não é capitalismo?! É o quê?
Pois eu diria que a ganância é um mal próprio do capitalismo*, em todos os seus estilos, regimes, etapas, fases, tais como o neo-liberalismo.
___________________________
* - antecipando-me: não escrevi mal exclusivo!...

6 comentários:

Jorge Manuel Gomes disse...

Viva Camarada Sérgio Ribeiro,

Para comentar "a ganância é um mal próprio do capitalismo" apetece-me acrescentar que a ganância, a corrupção, a especulação, o crime organizado e a economia-sombra ou paralela fomentam (e são fomentados) (pel)o capitalismo.
E foram estes pressupostos os responsáveis pelo desmoronamento da Sociedade Socialista da URSS, que tanta falta nos faz como fiel da balança e não só. É que agora o plano está muito mais inclinado, para o lado errado!

Um abraço desde Vila do Conde

Jorge gomes

Sérgio Ribeiro disse...

Muito oportuno e adquado comentário, camarada Jorge Manuel G.
Obrigado.

Um abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Claro que é adequado e não adquado. Gralhas...
Com o desaparecimento da URSS e de outros países socialistas, além da falta de um "fiel" para a balança, o problema da falta de alternativas reais, no terreno, para ajudar a luta pela tomada de consciência. Porque... sim, é possível!

Antuã disse...

Claro que o capitalismo é isto mesmo.

samuel disse...

Andámos lendo "revistas de imprensa" quase iguais... :-)))

Abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Antuã - é isso mesmo...
Samuel - com olhares paralelos...

Abraços