quinta-feira, setembro 16, 2010

As eleições para a Presidência da República - reflexão 4

Tendo sido esse o resultado, tendo sido eleito com uma margem muito diminuta (0,7 pontos percentuais) o actual Presidente da República, o que faltou ao eleitorado “de esquerda”. Ou o que é que houve a mais?
A mais, houve – e adianto uma opinião pessoal – as candidaturas perturbadoras de Mário Soares e de Manuel Alegre, desmobilizadoras de um potencial eleitorado “de esquerda” pela confusão que provocaram.
(E atenção: recordo a distinção, para mim fundamental, entre candidatos que se afirmam “de esquerda” - e fazem, sempre, política “de direita” - e eleitorado “de esquerda”.)
A menos
, terá havido não terem conseguido os outros candidatos, um a um, mobilizar mais votos, e/ou não ter, eventualmente (e estou a escrever em teoria...), aparecido mais um candidato que tivesse trazido eleitorado potencial a votar, não se abstendo, ou a não votar em branco ou a não votar nulo.
.
E teriam bastado pouco mais de 30 mil votos (a diferença foi de 32221!), cerca de 0,35% do universo eleitoral e de 0,6% dos que votaram, e menos de 1/3 dos que votaram branco ou nulo!
Estou a reflectir sobre a primeira volta, em que nenhum candidato é demais, desde que mobilize para o voto o eleitorado "de esquerda".

3 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Em conclusão o que é preciso é que todo o eleitorado de esquerda vote, de preferência bem.

Um beijo.

duarte disse...

o que é preciso é que todo o descontente e descrente saiba a diferença entre esquerda e direita.
abraço.

Anónimo disse...

e os camaradas cubanos que vao despedir um milhao de pessoas? sacanas!