domingo, setembro 12, 2010

Reflexões curtas – iconoclasTias

Deus existe…
Para quem dele precisa, ele existe (Brecht diz isto muito bem dito… ou maldito).
E, para isso, quem d’Ele necessita, cria-O (as maiúsculas são deles!) para satisfazer essa sua necessidade.
Eu, humano, não me coloco à margem, marginal que não sou. Às vezes, parece que preciso de algo assim parecido com o que essoutros inventam como seu deus. Mas, eu descubro-o (esse algo com letra minúscula por minha conta, e sem pingo de esoterismo ou de metafísica) dentro de mim, nas minhas entranhas, de intestinos e circunstâncias.
Meu não é o reino dos céus - esse seu/deles - mas é a república e a democracia (ou a luta pelo “reino da liberdade”) enquanto vivo e para os que vivam depois de mim.
.
Oh!, ateu! Oh!, hereje! Oh!, iconoclasta! Oh!, iconoclasTia!

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Segundo a lenda Jesus Cristo dizia o meu reino não é na Terra. Mas eu, que também sou republicana, quero e luto por que nesta Terra se instale a Paz, a harmonia, a felicidade e para isso não é preciso Deus nenhum mas pessoas conscientes, lutadoras e corajosas.
Oh! ateia!

Um beijo.

Justine disse...

Dessas iconoclas Tias gostava eu de ter muitas:)))))

samuel disse...

À cautela, nos próximos dias faz-te à autoestrada sem ser pelo caminho que vai dar à rotunda com os pastorinhos... não vá a tua vizinha ser leitora de blogues...

Abraço.

Aristides disse...

Saramago, que tantas vezes foi certeiro nas suas afirmações, disse um dia que deus existe só porque somos mortais. Tivessemos nós o dom da imortalidade e a questão de deus nunca se poria. Assim, de forma cristalina, pôs em palavras o que tantos de nós sabemos sem o verbalizar.
Grande abraço