segunda-feira, setembro 06, 2010

Acabou a Festa deste ano – VIVA A FESTA! - 2



Não há Festa como esta! Mais uns respigos:

Duas “estórias de bazofaria* e bem-dizer”:
.
1. Muito me gabaram alguns camaradas o aspecto com que eu me passeio pela Festa (“para a idade…”, acrescentam alguns e digo eu). É da Festa...
Um camarada, numa passagem minha ali pelos “sítios de Coimbra”, comentou com uma pontinha de inveja (boa…) “… pois… este gajo até tem veterinário particular…”. É quase verdade: tenho a enorme sorte de ter uns verdadeiros servidores do Serviço Nacional de Saúde por minha conta, amizade e camaradagem!”
.
2. Recebi, nas vésperas da Festa, um email vindo da Galiza. Transcrevo-o (apenas parte para não abusar da bazofaria...).

Depois de me dizer que acabara de ler o meu “50 anos de economia e militância” que comprara na Festa do 2009, terminava assim: “Como galego levo moitos anos preocupado porque Galiza e Portugal como nacións irmás non sigan viradas de costas unha á outra e como comunista levo xa bastantes anos asistindo á festa a nivel persoal ou como representante da miña organización política (…) e conto estar de novo na vindeira sexta.”

Estava! Encontrámo-nos. Já o tinha procurado mas só no domingo porque me reconhecera num debate no espaço internacional. E foi um grande abraço e uma boa conversa de amizade e camaradagem.

________________________________
* - bazofaria = termo do crioulo caboverdeano que tem a sua raiz no termo popular do português bazófia = a fanfarronice, prosápia, jactância e “qualidades” sinónimas.

7 comentários:

samuel disse...

Quer dizer... que foi em cheio!...

Abraço.

svasconcelos disse...

É sempre em cheio!:))

Carlos Gomes disse...

Partilho parcialmente desta opinião: “Como galego levo moitos anos preocupado porque Galiza e Portugal como nacións irmás non sigan viradas de costas unha á outra". Na realidade, galegos e portugueses fazem parte de uma só nação, separada por dois Estados. Como disse o poeta, cumpriu-se o mar, falta cumprir Portugal!

Fernando Samuel disse...

Além de tudo o que é, a Festa é dos AMIGOS.

Um abraço.

Justine disse...

Vá lá, ninguém leva a mal essas bazofarias:)))

GR disse...

Na Festa revemos amigos e tentamos continuar a conversa deixada a meio na Festa anterior e que continuará na próxima!
Até estavas com um excelente aspecto!

Bjs,

GR

Graciete Rietsch disse...

Eu também estive com uma camarada da Madeira, que já ficou em minha casa, e que esteve a trabalhar na Frsta desde o domingo anterior.
Foi muito bom.

Um beijo.