quarta-feira, fevereiro 09, 2011

A nova configuração do mapa e do sistema eleitorais

Corrida a lebre Lacão, logo apareceu o galgo Relvas.
Em "timings" que parecem mesmo apropriados a estas "corridas". Para mais, dois jovens políticos em que encontro muitas semelhanças, como esta do gosto pelas carreiras e "corridas", talvez influenciados pela origem (política) ribatejana, pois fizeram as suas "formaturas" e "estágios" partidários aqui pelo distrito de Santarém.
Os dois jovens, embora um ligeiramente mais jovem que o outro, são da mesma geração e extracção, a dos adolescentes em 25 de Abril de 1974, e aí estão, lançados, muito oportunamente e tangendo os instrumentos que tocam a música a que foram sendo habituando os ouvidos das gentes, a da redução dos deputados, desses "párias"... que, porque fazem parte do "grupo", são sempre os outros do "grupo".
Mas a manobra vai muito mais longe.
Veremos porquê, sabendo, desde já, quais as intenções (ainda que caladas ou negadas): chegar a um sistema que, destruindo a proporcionalidade da representação, consagre as maiorias absolutas alternantes, ora agora o eu-PS, ora agora tu-PSD, oura agora eu-PSD, ora agora tu-PS.
Como tem sido na prática, mas com engulhos e sobressaltos.
segue

3 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Essa redução do número de deputados, atrai muita gente menos preparada nos meandros da política.
Já tentei explicar os seus malefícios a várias pessoas. Espero que tenham entendido.

Um beijo.

samuel disse...

Estão a escolher uma altura péssima... em que vários países ao mesmo tempo mostram o que podem fazer, na rua, os milhões que deixam definitivamente de se sentir representados e ouvidos.
Querem brincar com o fogo...

Abraço.

Pata Negra disse...

Esta segunda intenção deve ser denunciada até à exaustão. Tenho a certeza que a maioria do povo, mesmo os que votam neles e os que não votam, não querem esse sistema!
Um abraço no combate pelos mal intencionados