quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Pormenores...

Quando tenho alguma disponibilidade, isto é, podendo “ficar em casa”, arranjo uma espécie de ambiente e rotina. Ligo a televisão no canal da Assembleia da República, sento-me à secretária e computador e vou trabalhando… com um olho no burro, outro no cigano (isto sem ofensa para ninguém).
Para além de coisas importantes (que é isso?), atraem-me a atenção pormenores (talvez?) sem importância.
Por exemplo, no meu partido e no Parlamento Europeu, ganhei o hábito – que, aliás, já tinha – de respeitar hierarquias aceites democraticamente e cumprir tempos de uso de palavra decididos colectivamente. E incomoda-me (ou)ver os desrespeitos e os incumprimentos do que o colectivo deciciu.
O governo e os senhores deputados têm atribuídos x minutos para falar. Usam-nos à sua vontade e, quando os estão a ultrapassar, o deputado que está a presidir avisa o membro do governo ou o colega de que está a ultrapassar o tempo que lhe foi atribuído... e o avisado faz orelhas moucas e continua o seu discurso como se nada fosse, às vezes ultrapassando dois e mais avisos e, acabando quando entende, mostra-se sobranceiro e indiferente a regulamentos e a respeito pelos outros. Quase sempre sem, sequer ao menos, uma justificação ou um pedido de tolerância para acabar uma frase, ou um pensamento não concluído. O sr. primeiro-ministro, então, abusa dessa postura.
E fico satisfeito ao "ouver" que – e não por acaso – os deputados do Partido Comunista , mesmo quando ultrapassam (sempre pouco…) o tempo que lhes está atribuído, o fazem com pedido de tolerância e autorização a quem está a presidir... e pressa de acabar.
Pormenores!

2 comentários:

samuel disse...

Coitados... tem as famílias sequestradas nas catacumbas da Soeiro Pereira Gomes... se se portarem mal... ficam viúvos, órfãos, sem descendência... um horror!

Abraço.

GR disse...

A democracia e a disciplina nos membros do nosso Partido é prática diária, coisa que qualquer dos outros (deputados) nunca aprenderam, vai daí, não a podem praticar.

(Este Samuel é o máximo!)

Bjs,

GR