sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Quem são os 25 do G20 que começa hoje


Começa hoje a cimeira do G20 em Paris. Depois de várias reuniões, durante “a crise”, em que a última foi em Novembro de 2010, a reunião que hoje começa, sob a presidência francesa – com logótipo especial e tudo -, vai procurar, de novo mas agora com “le grandeur” francês (com a Alemanha na sombra), uma cartada importante nesta fase do capitalismo.
Antes de falar da “agenda”, não só para as reuniões de hoje e amanhã mas também de todo o calendário até Novembro deste ano, uma pequena (?) observação sobre a composição “deste” G20.
Os 20 vão ser 25 a reunir-se para decidir o destino do mundo, ou melhor... do capitalismo pois, para os que ainda mandam, a 8 ou a 20, é essa a intenção.
Além dos já referidos Alemanha e França, fazem parte do Grupo (G), os Estados Unidos e o Canadá, mais Reino Unido e Itália, ainda a Rússia e a Turquia que em parte são países europeus, da América Central e Sul, México, Brasil e Argentina, de África estará a África do Sul, a caminho do Oriente estará a Arábia Saudita, já do Oriente estarão a Índia, Coreia do Sul, a China e o Japão, e, mesmo nos extremos, a Indonésia e a Austrália.
Somam 19. Para 20, falta 1, que não é um país mas a União Europeia. Pelo que quatro países – Alemanha, França, Itália e Reino Unido – têm a sua própria representação e mais o que representam na U.E., e não é pouco!, sobretudo os dois primeiros.
Mas não chega. Aos 20, junta-se sempre um convidado permanente, a Espanha, o que se compreende dada a importância da Espanha, apesar de a Bélgica e a Holanda, do lado de dentro da U.E., e a Noruega (sempre do lado de fora, embora o nº1 em IDHumano) pareçam não compreender lá muito bem…
Além destes 19 países mais uma “união” e mais um país sempre convidado, a este G-20 juntam-se quatro convidados especiais (por ordem alfabética): Emiratos Árabes Unidos, Etiópia, Guiné Equatorial e Singapura.
G'anda Grupo!

4 comentários:

Justine disse...

O grupo que anda a "tramar" o resto do mundo, incluíndo os seus próprios países...

Graciete Rietsch disse...

O que sairá de mau nessa reunião,pois que de bom não sairá nada? Pior pra nós,Povo. melhpr para eles, Senhores.

Um beijo.

Carlos Batista disse...

Porque não está lá a Coreia do Norte, se está a do Sul?
E porque não Cuba, Vietnam e Laos?
Dizem eles que são democráticos, mas não deixam os paises comunistas entrar.

Unknown disse...

Pois claro Carlos.
Esses é que são verdadeiramente os países mais desenvolvidos do mundo