quarta-feira, janeiro 11, 2012

Serviço Nacional de Saúde, Economia Política e Moral

Saúde










Não é possível ter um SNS bom e gratuito para toda a gente, diz Ferreira Leite (SAPO)
Manuela Ferreira Leite defendeu ontem, no programa Contra Corrente, na SIC Notícias, que o Sistema Nacional de Saúde não pode ser gratuíto para toda a gente.
------------
Santos Silva
Ferreira Leite propôs "o abandono dos velhos à sua sorte"
Rita Paz (DE)
11/01/12 16:55
Santos Silva não poupa críticas a Ferreira Leite por ter proposto que os doentes com mais de 70 anos passem a pagar a hemodiálise.
(...)

-------------------------
O barulho que esta minha ex-colega (ontem demiti-me - aqui e solenemente - de ser colega de quem andou, como MFL e eu, na escola e universidade que frequentámos) veio levantar!
No entanto, gabo-lhe a coragem (ou foi distracção?), a ausência de impostura tão em uso, e que as suas palavras vieram despoletar em alguns, co-responsáveis pelo ataque desbragado ao Serviço Nacional de Saúde, que até começou por provar que era viável, e de que tinhamos razão para nos orgulhar dele como "conquista de Abril". Não é dele que vêm os nossos problemas de dívida soberana (e de soberania). 

E não se resiste a transcrever mais um trecho de um manuscrito de Marx, de 1844, sobre Economia Política e Moral:

(...) Michel Chevalier censura David Ricardo por não levar em conta a Moral. Mas Ricardo deixa a Economia Política falar sua linguagem própria; não se deve condená-lo se essa língua não é a da Moral. (…) A Economia Política exprime à sua própria maneira, as leis morais.
A ausência de exigências morais (fora da “moral” que lhe é própria), como princípio da Economia Política, é atestada da forma mais chocante na sua teoria da população. Há seres humanos a mais. (...)

5 comentários:

samuel disse...

E depois da meia noite lá terá que ser... coincidimos nessa grande figura que é MFLeite. :-)

José Rodrigues disse...

Noutros tempos era a injeção atrás da orelha.Agora vem esta parvalhona(?)com esta conversa.Bom o melhor é calar-me...


Abraço ao Marx sempre conosco!

cid simoes disse...

Vi e ouvi e nem mesmo assim acreditei. Escrevi duas linhas e fiquei bloqueado.

Graciete Rietsch disse...

Como é possível ser tão isenta de sentimentos e sensibilidade para dizer coisas dessas?
Custa a acreditar, mas o senhor a quem servem, o grande capital, só subsiste por usar essa armas envenenadas.

Um beijo.

Fernando Oliveira disse...

Boa noite!
Quer-me parecer que isto não aparece por acaso, há um fiozinho condutor. Recentemente tivemos Paulo Portas com umas tiradas ultra-reaccionárias, agora temos MFLeite a sugerir nas entrelinhas uma "alternativa mais barata" para a hemodiálise. Gostava de acrescentar os argumentos que outro inefável comentador da nossa praça, João Duque, deu há semanas, em entrevista à revista do JN, para justificar o fim da RTP Memória (e escrevo um pouco de memória). Quem vê o canal são velhos e a lei da vida determina que estes venham a morrer. Como a malta nova não se interessa pelos conteúdos deste canal, justifica-se encerrá-lo quanto antes. E assim vamos andando...