segunda-feira, novembro 19, 2012

A propósito de...

No meio dos meus "trabalhos", aparecem-me por vezes apetências de  devaneio. E lá vou eu a lugares de retiro e refúgio, como é o caso de um "blog" aqui ao lado (docordel), criado para esse fim (e a que, eventualmente, irei passar a dedicar mais tempo,,,).
Como aconteceu há pouco, depois de ler um e-mail muito amigo que me chegou. E aqui transcrevo o que coloquei no docordel, até porque é a propósito de Acordai que encima este anónimo do século xxi:

------------------------------------------------------------
Segunda-feira, 19 de Novembro de 2012

O que o Acordai acordou em mim...

Um dia destes chorei (*).
Estava a ver televisão, a viver uma manifestação e, ao ouver um grupo de manifestantes cantar o Acordai, dei comigo chorar. Disse cá para mim: "Tens de pensar nisto!".
E pensei. Como é sempre de um homem se pôr a pensar para que o mundo pule e avance.
Entre muita coisa pensada, pensei na comovente homenagem que aquele cantar representava para com o Fernando Lopes Graça e o José Gomes Ferreira. E ali encontrei uma das razões das lágrimas que se tinham soltado. Como aqueles dois camaradas (o músico e o poeta militantes) mereciam estar a ser cantados, ali!
Então não é que hoje recebi um mail em que, para se dar força ao que pretendia pôr-me a pensar, vinha lá isto:

IMPROVISO EM SOL MENOR

O Graça quando nasceu
Já lhe cantavam nas veias
Os sons da Terra e do Céu
Com claves e colcheias.

E assim foi que a nossa gente
- eu, tu, ele, nós e vós -
ouviu então finalmente
o sabor da própria Voz.

José Gomes Ferreira
(in Vértice nº 444/1981
- para os 75 anos de Lopes-Graça)

Não. Desta vez não chorei! Mas quase...
______________________________

(*)
Não é feio um homem chorar,
Ti´Maria!
O que é feio,
Ti'Maria!
É um homem ter vontade de chorar
e não chorar...
Ti'Maria!
por dizerem que é feio um homem chorar.

2 comentários:

Olinda disse...

E nao ê isso ser comunista?Comover-nos com os que estao connosco ,no lado certo?

Bjo

Graciete Rietsch disse...

Olá camarada e amigo Sérgio
Não é que também me fizeste chorar?

Um grande beijo.