quinta-feira, novembro 15, 2012

Há cerca de um ano

Por curiosidade fui ver o que neste blog se escrevera a propósito da Greve Geral de 24 de Novembro de 2011. Respiguei este "post":

QUINTA-FEIRA, NOVEMBRO 24, 2011


GRANDE GREVE GERAL
- minuto 59 da 24ª hora de 24 de Novembro

Não serão incidentes - naturais numa tão enorme manifestação de massas, ou provocados, como alguns terão sido - que poderão apagar, um mínimo que seja, a Grande Greve Geral que foi a de hoje. Servirão de canhestra diversão.
É evidente que o balanço - e sobretudo o seu efeito - ultrapassará o dia 24 de Novembro, nas suas reduzidas 24 horas.
Sobre o balanço, apenas se quer dizer que os números que o governo atirou para a comunicação social o cobriram de ridículo. Deixa-se o governo com esses números, e com a sua auto-descredibilização, que as também ridículas correcções em nada atenuam.
Sobre o efeito, apenas se anota que alguma experiência leva a dizer que esta greve revelou um ambiente novo. Sentem-se mudanças no estado de espírito de quem fez (e de quem não fez...) greve. Não todas no mesmo sentido, é claro, mas que as há, há.
Por fim, neste apontamento, quer-se sublinhar o aspecto que Carvalho da Silva salientou:
o esforço, que também consciencialização foi, que representou fazer esta greve. Com verdadeira gratidão para os que a construiram (e tantos e tantos foram) e para os que a fizeram.
(...)
_____________________

As mudanças há um ano sentidas continuam, fazem o seu caminho. Passo a passo, luta a luta. Evidentes para quem as quiser ver. Tudo cada vez mais claro (até as provocações...)

Sem comentários: