domingo, novembro 11, 2012

Sobre os dados do comércio externo e argumentos falsos e, como sempre, contra os trabalhadores e os seus direitos!

As exportações de mercadorias caíram 6,5% no mês de Setembro. Exportaram-se neste mês menos 246 milhões de euros de mercadorias do que no mês homólogo de  2011. A queda deveu-se, sobretudo à diminuição das exportações para os países da União Europeia - que representam mais de 70 % do total das exportações e que caíram neste mês mais de 8 % - assim como a evolução da taxa de câmbio do euro com o dólar.

Dada a evolução das economias europeias, nomeadamente em Espanha, para onde as exportações caíram, nos primeiros 9 meses de 2012, 4,6%, e na Alemanha, para onde a queda foi de 1,3%, dificilmente se alcançará o objectivo do Governo das exportações crescerem no corrente ano 4,3% , e é conhecido como o Governo assenta toda a sua (falta de) estratégia económica nas exportações, com manifesto desprezo pela procura interna..  

Por outro lado, no plano político, tem sido abusivamente usado o argumento do efeito das greves portuárias sobre as exportações para os países extracomunitários que, de acordo com o INE, são, na sua esmagadora maioria, feitas por via marítima. Se se considerasse que a totalidade da queda das exportações feitas para esses países se devia à greve dos trabalhadores portuários - o que significaria ignorar outros factores - as exportações teriam caído, em Setembro, 1,2% bem longe dos 6,5% que se verificaram.

Mais uma falácia, mais um ataque aos trabalhadores e aos seus direitos!

2 comentários:

Justine disse...

É um post muito importante, pelo desmascaramento que faz desta gente despudorada que detem o poder!

Olinda disse...

E sobretudo,uma grande falta de honestidade.A direita,ê incapaz de lidar com a verdade.

Bjo