segunda-feira, novembro 19, 2012

Info(rmação)gráfica - com 20 anos de intervalo

"Consumidor" há muitos anos do Expresso, apesar de algumas frequentes irritações, continuo seu fiel comprador. Particularmente frequentador do caderno Economia (e da revista Actual... agora sem c!), é sobretudo este que me segura. Expressamente.
Habituei-me a ler a página 5, a Cem por Cento, e dela me tenho aproveitado para transcrições que me parecem oportunas e certeiras, Mas esta semana foi um trabalho de João Silvestre (e de Sofia M. Rosa) que me prendeu a atenção e a vontade de reproduzir aqui.

Sobretudo me detive na infografia, pelo que os gráficos me fizeram lembrar livro publicado em condições insólitas há quase 20 anos (1994!) - Décadas de EU ropa -, em que coloquei dois gráficos que parecem ter continuidade nestes que agora o Expresso publicou e de que retiro dois:




Os "meus", bem mais modestos nos meios utilizados (e com uma gralha para a chamada "banda estreita" em que as moedas nacionais podian oscilar como "serpentes num túnel", que era de +/-2,25% e não +/-2,5%) servem só para comprovar como tudo o que está a acontecer foi previsto, prevenido e... vilipendiado) 


... e se criasse, "à podoa"
e ao serviço da criação de países e economias satélites, periféricos,
a (des)União Económica e Monetária!

1 comentário:

Olinda disse...

Nao consegui ler a argumentacao de apoio aos grâficos,mas o Euro nasceu enfermo e,ha-de ter o seu fim.


Bjo