sexta-feira, julho 19, 2013

Ex-citação... e (quase) uma angústia

«Livrarias fechadas: Portugal, Barateira, Camões, Guimarães, Diário de Notícias. Livrarias a fechar: Olisipo, Artes & Letras, Sá da Costa. Esta é a lista das livrarias que recentemente fecharam ou estão para fechar só na zona nobre de Lisboa. 
A Livraria Sá da Costa, dias depois de cumprir cem anos, vai fechar portas este sábado, é irónico. Livrarias centenárias que de um momento para o outro deixa...ram de ser viáveis? Livrarias de encontro, de tertúlia, de cultura que já não fazem sentido? Livrarias onde o espaço era público, onde nos podíamos sentar gratuitamente a ler um livro, não têm agora qualquer relevância? Lugares de identidade que nos diferenciavam de outros lugares todos iguais, franchisados, estilizados, aqui, em Madrid ou em Paris, vão ser transformados sapatarias ou padarias ao estilo francês? Livrarias que eram de todos nós ou não eram?
Alguma coisa estranha se passa nesta cidade ou melhor neste país. Um país onde cada vez menos se gosta de viver. Um país onde as políticas são feitas para o mercado e não para as pessoas. Um país onde a pobreza não nos deixa pensar noutra coisa a não ser como vamos viver no dia seguinte. Um país assim, naturalmente, não tem ânimo para a indignação, nem para a revolta. Um país assim está morto.»

Jaime Bulhosa


só a recusa, a indignação,
A LUTA, 
pode dar a volta a "isto" que estamos a viver,
e recolocar-nos no rumo da Humanidade

2 comentários:

Antuã disse...

Esta vil tristeza!...

Olinda disse...

O sistema capitalista,procura nos grandes espacos comerciais escoar a superproducao dos produtos de consumo,e os livros nao fogem ä regra.O consumidor ê comprado,nao compra.Jâ fui livreira,actualmente estou noutro ramo,mas sinto as dificuldades de todos os PME's .

Um beijo