domingo, julho 07, 2013

Ex-citações antológicas

  • de Rei dos Leittões ("post" de Pata Negra)
Quinta-feira, 4 de Julho de 2013

Há tanto tempo que esperava este momento


Tínhamos acertado que um dia voltaríamos à terra da avó dela à Gramatinha, montaríamos a tenda no quintal, limparíamos a velha casa abandonada a umas centenas de metros da velha aldeia e ali ficaríamos distantes do mundo por uns dias.

E assim foi. Partimos no domingo, chegámos hoje.
Para recordar ou respeitar verdadeiramente a memória dos nossos antepassados é aconselhável que nos coloquemos, tanto quanto possível, na pele deles: sem água canalizada, sem energia eletrica, sem comunicações e sem contraceptivos.
Que bons foram estes dias sem ouvir o telemóvel, sem ouvir o filho pedir "ó pai quero um aipode", sem me irritar com o ruído de fundo da geladeira, sem a filha me acabar com a água quente, sem cartas de contas para pagar, sem me cruzar com a minha colega de trabalho, sósia da miss pig.
Vivemos tão intensamente que nos esquecemos que existia outro Portugal, o Portugal que paciente, aguenta a teimosia de Passos, que ignorantemente observa a competência de Gaspar, que humildemente suporta a vaidade de Portas, que se conforma com a imortalidade do Américo de Tomás.
Só um recolhimento como o destes dias me podia trazer a vontade de escrever estas linhas. Termino aqui, vou ver as notícias para ver se por cá também aconteceu alguma coisa, cinco dias sem comunicações foi um bom momento. Perdi alguma coisa?

  • de avante! (excerto de O estoiro, de Henrique Custódio
«(...) Na segunda-feira de manhã a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, realiza o breefing com os jornalistas – uma luminosa invenção do ministro Poiares Maduro – e nada diz sobre o que horas depois lhe desabou em cima: a demissão do ministro Vítor Gaspar e a sua ascensão ao lugar vago. No dia seguinte, o Presidente da República adverte que não contem com ele para derrubar o Governo, empurrando a decisão para a Assembleia da República, e marca a tomada de posse da nova ministra das Finanças para as 17 horas. Mas, uma hora antes, Paulo Portas anuncia a sua demissão e dá a estocada final na coligação e no Governo, o que não impediu Cavaco Silva de, grotescamente, «dar posse» à nova ministra e aos respectivos secretários de Estado.
Conclui-se que os protagonistas andaram afincadamente a aldrabar-se uns aos outros, seja Portas a ludibriar Passos e Cavaco Silva, seja Passos a driblar Portas e o Presidente, seja este último a enganar o País.(...)»




4 comentários:

GR disse...

O Pata Negra escreve muito bem (já há muito sabíamos), mas esta crónica está excelente.
Faz-nos reflectir como em apenas 5 dias e talvez 5 noites tudo se alterou, desta vez não foi só o Povo que foi comido, foi também o PSD!
Então um partidozeco (PSD)com 38,66% ajoelha-se a outro (CDS)com 11,71%????

Paulo das feiras fez uma grande grande finta ao Pedro (mais totó do que pensava!

Pata Negra vai novamente para esse paraíso!

BJS,

GR

samuel disse...

Duas grandes escolhas!

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Eles ajoelham-se reciprocamente uns diante dos outros porque sabem que não podem desfazer o conluio pelas fortes ligações em toda a política criminosa que lhes é imposta, (e que se traduz em amplos benefícios para eles próprios) pelos donos do mundo particularmente EU e Alemanha.
Nunca vi comportamentos tão vergonhosos e hipócritas da parte de governantes.

Um beijo.

Jose.Manangão disse...

Felicito o "pata negra" quanto aos outros eles merecem-se.
Abraço