quinta-feira, dezembro 26, 2013

A posição do PCP sobre a política (e o OE-14), de que Cavaco é co-responsável, depois de ter sido um dos seus caboucos



do económico:
O PCP critica o Presidente da República 
por não ter pedido a fiscalização preventiva 
do Orçamento do Estado para 2014
O PCP acusou hoje o presidente da República de ser cúmplice da política do Governo PSD/CDS-PP, por não ter pedido ao Tribunal Constitucional (TC) a fiscalização preventiva do Orçamento do Estado para 2014 (OE2014).
"Consideramos que é uma decisão que evidencia uma vez mais a sua [do Presidente da República] profunda cumplicidade com este Governo e com a sua política, tornando-o um dos principais responsáveis pelo rumo de empobrecimento e de ruína que está a ser imposto ao país", disse Pedro Guerreiro, do Comité Central do PCP.
Pedro Guerreiro considerou que o envio do diploma para o TC era "um dever do Presidente da República". "Face às medidas que estão inscritas no OE2014 e até a decisões que já foram tomadas no TC referentes a medidas que têm consequência no OE, seria o seu dever e era o mínimo que se poderia exigir", considerou.
Cavaco Silva não enviou o diploma do OE2014 para fiscalização preventiva no TC, já que terminou hoje o prazo previsto legalmente para tal.
O OE2014 fora enviado a 17 de Dezembro para Belém e Cavaco Silva dispunha de oito dias para solicitar a fiscalização preventiva da constitucionalidade.
Não optando pelo envio prévio do diploma para o Palácio Ratton, Cavaco Silva tem agora até 6 de Janeiro - contando o prazo de 20 dias previsto na Constituição - para decidir se promulga ou veta o diploma do Governo.
O Presidente da República (PR) pode ainda promulgar o diploma e pedir a fiscalização sucessiva de algumas normas, o que fez, aliás, em relação ao Orçamento do Estado para 2013, não existindo, nesse caso, prazo limite para o TC se pronunciar.

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Algo ainda se poderá fazer. Mas será que se faz? Uma coisa é certa. A LUTA tem que continuar.

Um beijo.