segunda-feira, novembro 02, 2015

Acordo "à esquerda"?... é bom lembrar!

De repente. chega um mail amigo, tirado de páginas de facebook:
«...
»

... e um acordar de lembranças muito oportunas. Ajudado por pesquisa laboriosa e compensadora.

Foi em 1979. Há 36 anos. 
Já fora 1974, com o seu (nosso...) 25 de Abril; já fora 1975, com o seu (deles...) 25 de Novembro; já fora 1976, com o seu (nosso e para todos...) 2 de Abril e Constituição; já tinham sido 2 eleições (tanta gente a escolher quem mandatar como seus representantes!).
Havia uma Assembleia da República (a primeira pós-Constituição prometida pelo MFA e cumprida!) 
bullet I Legislatura (eleição em 25 de abril de 1976)

Gráfico dos resultados eleitorais da I Leg. 

 partido
 deputados
votos
 percentagem
Quadrado_UDP   UDP
1
91.691
 1,67%
Quadrado_PCP   PCP
40
786.701
14,35%
Quadrado_PS   PS
107
1.911.706
34,87%
Quadrado_PPD/PSD   PPD
73
 1.336.697
24,38%
Quadrado_CDS-PP   CDS
42
877.494
16%
​ ​Consulte o mapa oficial dos resultados oficiais.  
Entre a eleição dessa primeira legislatura em liberdade e democracia e Junho de 1979 já tinha havido muita coisa, como a que, na AdaR, provocara uma divisão ao meio do PPD/PSD criando um grupo de "independentes" sociais-democratas. O que não alterava a correlação de forças parlamentares: PS com maioria relativa (107 em 253) a apoiar governo, a sua direita com maior número de deputados (115), a sua esquerda... fora do "arco".
É neste quadro parlamentar que é feita a proposta da criação de um Serviço Nacional de Saúde, projecto de autoria do deputado do PS António Arnaud, projecto que, em comissão especializada (como relator o deputado do PCP José Manuel Jara) e em trabalho colectivo, chega a redacção de Lei de Bases e vai a aprovação final global e teve aquele resultado.
Assim se dava corpo político-legislativo a um direito constitucional - o direito à saúde - e a uma das mais belas realizações da sociedade portuguesa pós-25 de Abril.

Mas, também em 1979, entrava-nos em casa (pela primeira vez...) o FMI, os claramente vencidos na votação da Lei de Bases já conspiravam contra o Serviço Nacional de Saúde e começavam a "pescar" apoios nas fileiras de quem a propusera e a aprovara, sem conseguirem impedir a construção de uma realização que foi exemplo e mereceu os maiores encómios.
Mas não é a história do SNS, sua ascensão e permanente ataque, sabotagem e contaminação, que se quer fazer (aqui... e sequer o esboço). O que a lembrança daquele extracto das actas da AdaR que o mail trouxe é a de um exemplo (e enorme na perspectiva dos direitos dos portugueses) que destrói a ideia batida de que a "esquerda" pela primeira vez parece querer chegar a acordo. Sempre chegará a acordo quando (e se) a direcção do PS quiser fazer (as massas, a sua base de apoio eleitoral a obrigarem a fazer) política de esquerda.   
  
   

2 comentários:

Justine disse...

Insuportável a arrogância dos senhores do poder, manipulando e distorcendo a verdade histórica! Haja quem a lembre!

Olinda disse...

Mas,é precisamente para travar políticas de esquerda,que a direita se serve da falta de memória do povo,e da de alguns deles,também!Bjo