quinta-feira, novembro 26, 2015

Todo o voto em Edgar Silva será útil!

Extractos de uma espécie de diário:

 26.11.2015

Comece então com o dia de ontem, que tendo lembranças negras teve momentos a merecerem registo, e alguns muito positivos. 

&-----&-----&

(...) 

A ida a Torres Novas foi… interessante.

&-----&-----&

(...)

A intervenção inicial do Edgar Silva foi muito boa, pedagógica sob o tema/lema AFIRMAR OS VALORES DE ABRIL-Cumprir a Constituição, mas sobretudo me agradou a segunda, em que esclareceu uma questão que lhe foi colocada no meio das participações no debate (algumas no habitual, e por vezes irritante, desfile de intervenções preparadas ou meramente tarefeiras, e que nada têm a ver com debate).

&-----&-----&

Edgar esclareceu que não houve nenhum clique que o tivesse levado a mudar de “padre católico a comunista e democrata” (sic na proposição da questão), mas sim que tinha sido uma evolução de um ser humano nas suas características inatas e nas suas circunstâncias.

&-----&-----&

E fê-lo de uma forma exemplar, nada auto-biográfica embora sendo a sua evolução pessoal, dos inícios do seu olhar à volta e da sua nascente vontade de ajudar os pobres, a sua primeira vocação missionária, a descoberta dos limites da ajuda dos “de bom coração” que têm o seu pobrezinho privativo, porque os pobres se mantém na pobreza enquanto os bondosos vão aumentado a sua riqueza, a passagem pela tomada de consciência social e, depois, ao patamar da consciência política, que leva a procurar a luta colectiva, a tomar partido, o combate contra as causas da pobreza.

&-----&-----&

Não com roturas, não como percurso que nega ou recusa convicções e passos anteriores mas, sim, como percurso que nessas convicções e passos nasce e continuam acompanhando o caminho a fazer.

&-----&-----&

Foi muito reconfortante, pessoalmente, o abraço que nos demos, e as palavras que Edgar me disse (...)
&-----&-----&

No curtíssimo tempo de encontro, apenas acrescentei, talvez emocionado…, que me parecia de sublinhar, na campanha, que o passo já dado e a situação a que chegámos se deve ao que responde a uma reserva tão ouvida “vocês têm razão… mas não chegam lá… o voto no PCP é inútil” e que provou como esse voto foi útil.

&-----&-----&

Já no abraço de despedida (porque outros abraços estavam na fila, à espera): “todo o voto em Edgar Silva é útil!”






1 comentário:

Olinda disse...

Um dia emocionante,sem dúvida,e contado de forma a partilhar essa mesma emoção|Bjo